Pousada Aconchego

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Prefeito de São Gonçalo rebate secretário do Governo Fátima e reclama da insegurança


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio de Medeiros (Pros), respondeu nesta terça-feira (14), através de nota oficial, à cobrança pública que recebeu do secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco Araújo, sobre a iluminação dos acessos ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves.

Em entrevista ao programa “Café com Notícia”, da 98 FM, nesta segunda-feira (13), o secretário cobrou publicamente do prefeito de São Gonçalo e do prefeito de Macaíba, Emídio Júnior (PL), uma melhoria na iluminação nos acessos do aeroporto. As duas prefeituras têm a gestão compartilhada da manutenção da iluminação.

De acordo com Coronel Araújo, o policiamento na área foi reforçado recentemente para evitar assaltos a viajantes, mas, para brecar mais ainda a ação dos criminosos, o coronel afirma que é necessário garantir que todo o trecho esteja bem iluminado.

“Montamos uma força-tarefa com efetivo da Polícia Militar. Houve planejamento do comando da PM. O coronel Alarico (comandante-geral da PM) reuniu o efetivo dele e deliberou para que ocupasse esse local. A Polícia Rodoviária Federal também está trabalhando de forma integrada conosco. Agora, os acessos ao aeroporto ainda têm uma deficiência na iluminação”, enfatizou o secretário.

Em nota, o prefeito destacou que a manutenção da iluminação está em dia, e pediu para que o secretário aponte onde estão as falhas.

Confira a nota na íntegra:

“Fui surpreendido com uma declaração do secretário estadual de Segurança Pública, meu amigo Cel. Francisco Araújo, em entrevista a um programa de rádio local, na qual ele atribuiu a insegurança nas vias de acesso ao aeroporto internacional à falta de manutenção na iluminação pública; e cobrou de mim e do prefeito de Macaíba uma solução.
Preciso esclarecer alguns pontos que o secretário esqueceu de destacar:

1) A obra dos acessos ao aeroporto internacional é de responsabilidade do Governo do Estado. Mas como demorou tanto tempo pra ser entregue, eu, enquanto prefeito de São Gonçalo do Amarante, pedi para assumir a manutenção da iluminação pública para agilizar todo o processo;

2) O Acesso Sul é totalmente de luminárias de LED de alta potência e a manutenção é feita, rigorosamente, três vezes na semana pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), nas segundas, quartas e sextas-feiras; e ainda conta com uma equipe noturna para casos de urgência;

3) Em alguns anos, a despesa que a prefeitura está tendo com a iluminação desse acesso será maior que o projeto feito e executado pelo próprio Governo do Estado;

4) No tocante ao policiamento, digo que São Gonçalo do Amarante tem cerca de 102 mil habitantes e conta apenas com uma delegacia de Polícia Civil e uma Companhia de Polícia Militar, insuficientes para o tamanho e porte da cidade onde passa milhares de visitante todos os anos. Neste ponto, agradeço à governadora Fátima Bezerra por autorizar a criação de um batalhão da PM, que ainda será instalado no município;

5) A Prefeitura, sem ter a responsabilidade sob a segurança pública, mas sendo parceira do Governo do RN, faz manutenção nos carros da Polícia Militar e na estrutura física da delegacia. A CPRE que também está com dificuldades de fazer rondas no município por falta de manutenção nos veículos, mais uma vez conta com o apoio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante para solucionar essa questão.

Dito isso, sugiro:

Em se tratando de uma gestão municipal parceira do governo e preocupada com a questão da segurança pública, que o secretário venha até o município visitar, e junto com nossas equipes apontar de fato os locais que ele afirma estarem sem iluminação e causando insegurança para quem trafega nessa via, e aproveitar para conhecer as estruturas e condições da delegacia e da Companhia de Polícia.

No mais, seguiremos de mãos dadas com o Estado do Rio Grande do Norte para auxiliar no quer for possível para amenizar esse problema grave de segurança pública que é nacional.”

Paulo Emídio de Medeiros (Pros), prefeito de São Gonçalo do Amarante

Fonte: 98FM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas