Pousada Aconchego

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Câmara aprova o Projeto de Lei de autoria do ver. Fábio Vicente que institui o Programa Educacional de Resistência as Drogas PROERD no município de Extremoz



Foi aprovado por unanimidade na manhã desta terça-feira (14) o Projeto de Lei de autoria do ver. Fábio Vicente, que institui o Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD) no município de Extremoz. O Projeto de Lei será uma continuação do ensino regulamentar nas escolas do município que consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. 

Entenda o PROERD:

O PROERD é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, baseado originalmente no Programa Americano denominado Drug Abuse Resistance Education – D.A.R.E, sendo que cada país onde é implantado sofre alterações para adaptação à realidade local. Atualmente, o Proerd está presente em 58 países e já atingiu nos cindo continentes, aproximadamente 40 milhões de crianças. O programa é pautado pela atividade educativa de prevenção primária ao uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

 

O PROERD busca trabalhar um dos maiores problemas sociais da atualidade que é o uso indiscriminado de drogas, pois as mais diversas formas de crimes estão direta ou indiretamente relacionados com seu uso, sendo que a operacionalização será através de um Policial PROERD. O PROERD é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos, e direcionados para o 5º ano do Ensino Fundamental, educação infantil e para adultos com o PROERD para pais.

Mantido pela Secretaria da Segurança, através da Polícia Militar, as aulas do PROERD têm o objetivo de fazer com que alunos possam:

 

*desenvolver a autoestima;

*aprender técnicas de como ser seguro;

*encontrar maneiras de dizer não às drogas;

*aprender alternativas positivas ao uso de drogas;

*aprender a lidar com o estresse e resolver conflitos;

* resistir ao envolvimento com gangues;

*auxiliar positivamente na redução da violência;

*conhecer as consequências dos atos de vandalismo e violência;

*aprender a tomar decisões;

*construir habilidades de comunicação.

*adquirir noções de cidadania.

 

O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. No PROERD é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um Policial Militar que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

O projeto agora aguarda a sanção (aprovação) do Poder Executivo através da prefeita Jussara Sales.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas