Pousada Aconchego

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

STTU VAI IMPLANTAR SETE TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO EM NATAL


A STTU precisará implantar sete terminais ou estações de integração para as linhas estruturais. O sistema deverá funcionar com 3 terminais estruturais (Parque das Dunas,  Estrutural do Soledade, Parque dos Coqueiros) e 1 estação de integração (Santa Catarina) na zona Norte; 1 terminal estrutural na zona Oeste (Cidade da Esperança); e mais dois na zona Sul (Cidade Satélite e Mirassol). Os terminais devem ter duas plataformas de embarque e desembarque, área comercial, de serviço e de atendimento.

Com todas as mudanças, a expectativa é de que haja mais viagens dentro dos bairros, evitando lotação dos veículos e que as linhas estruturais consigam se integrar com as outras regionais e de bairros, de modo que haja uma sincronia, fazendo com que o usuário espere menos e tenha um pouco mais de conforto com viagens mais rápidas.

Não estão previstas mudanças no sistema de integração atual. “Precisamos continuar estudando se a questão da temporização está adequada. Pode ser que precisemos adotar uma hora e meia. Já existe tecnologia no sentido de controlar até a hora da saída do ônibus. É possível adotar sistema que controla a saída do ônibus e se a gente consegue admitir que o tempo de espera não passa de 15 minutos, pode até reduzir o tempo de integração”, disse o titular da STTU.

Também está descartada qualquer alteração no valor da tarifa, que atualmente é de R$ 3,90 no cartão eletrônico e R$ 4 em espécie. A tarifa das linhas regionais e de bairro custarão menos e poderão ter o valor completado no momento em que o usuário integrar num ônibus para outra região.

Consulta à população
A expectativa é de que nos próximos 15 dias todas as regiões sejam visitadas e ouvidos os moradores para conhecerem o detalhamento da proposta para cada uma. “Temos algumas áreas prioritárias como Nova Descoberta e Rocas e temos que usar a estratégia de começar por áreas menores para controlar a situação e retificar o que for necessário. A gente quer que ao final de novembro o novo sistema esteja rodando em toda a cidade”, disse o secretário da STTU Paulo César Medeiros.

O início dessas conversas já deve ocorrer nesta semana, mas a secretaria não divulgou por onde exatamente vai começar. Será apresentado o que está proposto para cada área e espera-se a contribuição dos usuários. “As pessoas podem fazer sugestões que necessitem de alguma adequação. Então, acho que é o período de escutar porque é necessário melhorar o sistema e porque a demanda por uma licitação deve preceder esse tipo de estudo para tornar o sistema mais racional”, disse ele.

Linha corujão
Por fim, a STTU vai resgatar as linhas corujão, que circulam na madrugada, ligando os centros comerciais entre as regiões administrativas. Da zona Leste sairão 2 para zona Norte, 1 para a zona Oeste, 1 para a zona Sul e 2 para Zona Sul passando pela zona Oeste. Da zona Sul será 1 que irá para a zona Norte, 1 para a zona Norte via zona Leste, 1 para a zona Oeste e 1 para o bairro de Neópolis.

“Uma demanda muito grande dessas linhas é dos trabalhadores dos bares, restaurantes e hotéis e precisamos ter essas linhas circulando a madrugada inteira no formato de circulares com grandes trajetos. Precisamos garantir o mínimo de mobilidade a essas pessoas”,  enfatizou o secretário.

Com informações Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas