Pousada Aconchego

terça-feira, 23 de junho de 2020

UFRN lança vídeos educativos alertando para o controle da asma durante Pandemia


Devido ao elevado número de pessoas com asma no Brasil e, principalmente, à falta de cuidados necessários para o seu controle, o Laboratório de Avaliação e Intervenção Respiratória (LAIRE) do Departamento de Fisioterapia da UFRN elaborou dois vídeos ilustrativos utilizando linguagem simples com orientações importantes para que a população com asma possa viver bem.

O primeiro vídeo contém informações sobre a asma e a COVID-19, e esclarece por que é necessário manter o controle da doença diante da Pandemia. Ao assistir, as pessoas são capazes de identificar se sua asma está ou não controlada através de uma autoavaliação, e assim chamar a atenção para a necessidade de um adequado controle da doença.

O segundo vídeo, por sua vez, apresenta informações importantes e imagens esclarecedoras sobre o uso correto dos medicamentos inalatórios utilizados para manter o controle e aliviar os sintomas da asma. Ao assistir a sequência dos dois vídeos, a população será capaz de compreender por que as pessoas que têm asma são consideradas grupo de risco durante a Pandemia da COVID-19, e assim minimizar os perigos aos quais estão expostas.

Esta iniciativa é uma ação do Projeto de Extensão "Avaliação e Intervenção Educativa para Crianças e Adolescentes com Asma", e faz parte de uma tese de doutorado que visa desenvolver e validar ferramentas para avaliação do controle da asma em crianças e adolescentes.

Esta pesquisa tem o propósito desenvolver o primeiro instrumento de medida do controle da asma, originalmente brasileiro, e um aplicativo móvel para facilitar o manejo da doença.

De acordo com a Coordenadora do LAIRE e Professora do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFRN, Karla Morganna, a disponibilização destes vídeos educativos consiste em uma estratégia eficaz de assistência à saúde de pessoas com asma, hoje reconhecidas como grupo de risco na Pandemia.

“Independente do momento atual, o controle da asma é imprescindível para uma melhor qualidade de vida, visto que a asma limita a capacidade física e laboral das pessoas, podendo inclusive, estar associada com ansiedade e depressão, estas por sua vez, dificultam o controle da doença e aumentam o número de visitas à emergência”, finaliza.

Os vídeos podem ser acessados no YouTube através da playlist disponível no link: https://www.youtube.com/channel/UCLTWKg3OKl5m9QQpY5inDtQ

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

As doenças respiratórias crônicas representam comorbidades importantes para pacientes diagnosticados com a COVID-19. Dentre estas, a asma se destaca pelo elevado número de casos e negligência no tratamento adequado, sendo a sua prevalência, uma das mais elevadas atualmente.

No mundo, estima-se que quase 360 milhões de pessoas têm asma e, a cada ano, a doença é causa da morte de aproximadamente 495 mil pessoas. No Brasil, esses números são expressivos. Cerca de 20% dos adolescentes e 23% dos adultos com faixa etária entre 18 e 45 anos apresentam sintomas de asma.

Apesar de ser uma doença crônica, somente 1/3 dos pacientes aderem de forma efetiva ao tratamento para alcançar e manter o seu controle. E os principais impeditivos, nesse processo, são a falta de informação e o uso inadequado de medicamentos.

É importante destacar que as infecções virais são causas frequentes de crises de asma e que o controle adequado da doença diminui os riscos de internação e severidade da COVID 19, em caso de pacientes asmáticos que testam positivo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas