Pousada Aconchego

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Idosos participam de Olimpíada da 3a Idade


Quem pensa que chegar a terceira idade é sinônimo de desânimo e acomodação, está um tanto quanto equivocado, pois esse conceito está mais do que ultrapassado. Os idosos de hoje, não querem mais ficar em casa, deitados em suas redes ou cadeiras de balanço, tricotando e assistindo televisão. Eles querem se divertir, passear, conhecer pessoas, conversar e até praticar esportes.
Com o objetivo de estimulá-los ainda mais, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a UniFacex estão promovendo a 9ª Olimpíada da Terceira Idade do Rio Grande do Norte, com o tema ‘Esporte e Lazer: propiciando melhor qualidade de vida para o idoso’.
O evento está acontecendo hoje, durante todo o dia no Campus Central do IFRN e reúne  cerca de 60 homens e mulheres da terceira idade em diversas modalidades esportivas. As equipes dos participantes são formadas por pessoas que têm a partir de 50 anos de idade e que estejam inscritos em programas da Terceira Idade, sejam eles governamentais ou de instituições privadas.
De acordo com a professora de Educação Física do IFRN e coordenadora da Olimpíada, Edna Evaristo, eventos como esse são importantes para a qualidade de vida das pessoas da terceira idade. “Essa Olimpíada é muito importante para a saúde e bem estar dos idosos, pois é comprovado cientificamente que a prática de esportes ajuda a manter a saúde deles. Além de que todo o contexto que envolve essas atividades, como a proximidade com outras pessoas, os relacionamentos e a alegria em se sentir vivo, a capacidade de conquistar medalhas e vencer, provoca neles um bem estar mental, físico e social, melhorando ainda mais a qualidade de vida”, disse Edna Evaristo.
Os participantes estão disputando medalhas em esportes com voleibol, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, buraco, sueca, dama, dominó, sinuca, aliado, natação, atletismo, dança de salão e dança folclórica, e também em música e poesia. Para a aposentada Marlene Maia, de 71 anos, o evento é um dos mais importantes e ela se prepara durante todo o ano para a disputa. “Eu participei de todas as Olimpíadas da Terceira Idade, com muito gosto. Pra mim, é um dos melhores acontecimentos do ano, pois eu me preparo bastante para concorrer, e vencer em minha competição favorita que é a dança. Passo o ano inteiro ensaiando, me preparando para chegar aqui e arrasar”, disse dona Marlene.
Já o aposentado Geraldo Monteiro, de 82 anos, é medalhista em quase todas as modalidades das Olimpíadas. “Todos os anos eu ganho várias medalhas e fico muito orgulhoso, porque apesar da minha idade, ainda tenho condicionamento físico e energia para jogar. Hoje também quero levar várias medalhas e estou pronto para o que der e vier”, disse Geraldo, com empolgação.
A Olimpíada da Terceira Idade do Rio Grande do Norte surgiu por uma iniciativa do Governo, através do Movimento de Integração e Orientação Social (Meios), com o propósito de integrar idosos de diversas instituições, públicas ou privadas, que realizavam atividades voltadas a este público. Com a extinção do  Meios, o Governo do Estado e a Prefeitura ficaram responsáveis em manter essa atividade todos os anos. No entanto, devido aos problemas administrativos, este ano o evento ficou comprometido e por pouco não deixou de acontecer.
De acordo com o professor da Unifacex e coordenador do evento, Gustavo Brito, as instituições tiveram que abraçar a causa, para fazer o evento acontecer. “O IFRN juntamente com a Unifacex se uniram para promover esta edição da Olimpíada da Terceira Idade, pois o Estado e a Prefeitura não o fariam, por falta recursos. Para não deixar essa idéia morrer, nós resolvemos abraçar a causa e realizar o evento. Mas apesar do nosso empenho, hoje temos um público bem menor, só do IFRN, Unifacex e UnP, pois as instituições públicas não tinham como se deslocar para cá, por falta de investimentos. Mesmo assim, o evento está um sucesso e é um prazer para nós dar continuidade a esse trabalho tão bonito e que faz tão bem às pessoas da terceira idade”, disse Gustavo Brito.
Além da Olimpíada da Terceira Idade, o IFRN também está realizando o 7º Festival Cultural da Terceira Idade e a 7ª Feira de Artesanato, todos no Campus Central, com entrada franca. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4005-2681.
Fotos: Canindé Santos
Texto: Géssica Ribeiro - O Jornal de Hoje







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas