Pousada Aconchego

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Natal iniciou teste com ônibus elétrico a partir desta quarta-feira (16)

Foto: Divulgação


 A Prefeitura do Natal iniciou, nesta quarta-feira (16), um período de testes com um ônibus elétrico, que será incorporado temporariamente ao transporte coletivo da cidade, de acordo com a prefeitura.

O modelo escolhido é o Azure A12BR, da TEVX Higer, um veículo moderno, desenvolvido especialmente para atender às demandas do mercado brasileiro. 

Durante 30 dias, o ônibus circulará por algumas das linhas que atendem aos natalenses. O primeiro teste com o ônibus elétrico será pela linha N-77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol), operada pela empresa Guanabara.

“Vamos acompanhar a operação inicial desse novo modelo em caráter experimental, pois temos o compromisso de modernizar o nosso sistema público de transporte, oferecendo cada vez mais conforto e segurança para os passageiros natalenses e sustentabilidade para nossa cidade”, destaca o prefeito Paulinho Freire.

A empresa também oferecerá operação assistida, treinamento e capacitação aos motoristas que participarão do período de testes, garantindo que a operação do modelo elétrico siga todos os padrões de segurança. Segundo a prefeitura, a operação de veículos elétricos reduz a emissão de poluentes, diminui a poluição sonora e contribui para um ambiente urbano mais limpo, conectado e inteligente.

Ônibus elétrico
O modelo Azure A12BR possui estrutura integral, adotando um padrão de engenharia moderno que garante maior segurança, redução de peso, maior durabilidade dos componentes e menor desgaste do pavimento – um benefício essencial para operações em áreas urbanas intensivas.

O veículo é equipado com sistema de ar-condicionado ecológico com dutos individuais, que mantém a temperatura interna agradável em qualquer condição climática. As tecnologias embarcadas — como carregadores USB, Wi-Fi e painéis informativos em tempo real — oferecem uma viagem mais conectada e prática para os passageiros.

Seguindo os princípios da acessibilidade universal, o modelo conta com piso totalmente baixo e um sistema de “ajoelhamento” da suspensão, que facilita o embarque e desembarque de todos os passageiros, incluindo pessoas com mobilidade reduzida. O ônibus também possui rampa de acesso na porta, além de corredores amplos, assegurando conforto e autonomia de deslocamento no interior do veículo.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas