Pousada Aconchego

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Erupção de vulcão de Tonga não foi causa de Céu Vermelho no Nordeste, dizem meteorologistas; Entenda onde fica o vulcão e fenômeno

Céu amanhece com coloração diferente Natal e cidades do interior do RN; entenda o motivo - Foto: Ferreira Fontes


Quem acordou cedo nesta segunda-feira (7) no Recife e em algumas outras cidades do Nordeste viu um tom avermelhado colorir o céu. O fenômeno pouco comum chamou atenção também nas redes sociais, onde fotos e vídeos da cor vibrante foram compartilhados. Entenda nesta reportagem o que causou o efeito:

Leia mais: Céu vermelho: confira os melhores lugares para aproveitar o fenômeno no Grande Recife

Céu vermelho

De acordo com meteorologistas ouvidos pela TV Globo, trata-se de um efeito de ótica, relacionado com o espalhamento dos raios solares. No Recife, o céu está amanhecendo vermelho há alguns dias, desde o sábado (5). 

O tom avermelhado nasce fruto de um conjunto de fatores específicos, como a inclinação do Sol ao amanhecer e a quantidade de partículas em suspensão naquele momento. 

Ocorre que, no nascer e no pôr do Sol, os raios solares passam por mais partículas de gases do que em outros horários do dia. O volume maior de gás permite que os raios solares se espalhem com mais intensidade nos espectros de maior energia, como o violeta e o azul. 

O composto de gases como nitrogênio, água e oxigênio também interferem na coloração. É por isso que, em dias mais secos, o céu fica com um azul mais forte. Já nos dias úmidos, o céu fica esbranquiçado. 

E o vulcão de Tonga? 

Há algumas semanas, uma coloração semelhante nos céus do Sudeste também chamaram atenção. À época, os especialistas disseram que a erupção do vulcão de Tonga, localizado na região sul do oceano Pacífico. 

o entanto, no caso do céu vermelho desta segunda-feira (7) no Nordeste, os meteorologistas afastam a possibilidade da erupção ter relação com o fenômeno. De acordo com a equipe de meteorologia da TV Globo, os ventos não trouxeram as partículas da erupção para as cidades nordestinas. 

Onde fica o vulcão de Tonga?

O vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai devastou o arquipélago de Tonga, no Pacífico Sul, e lançou partículas para a alta atmosfera, no dia 17 de janeiro. Ele fica localizado no continente da Oceania, à direita da Austrália. A distância entre Tonga e o Brasil é de mais de 12.600 km. 

https://radiojornal.ne10.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas