Pousada Aconchego

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Barroso usa termo racista em entrevista a jornalistas negras e se desculpa

Reprodução

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luis Roberto Barroso, usou um termo racista hoje ao dar entrevista ao canal Globo News. Ao cumprimentar a apresentadora Aline Midlej e a comentarista Flávia Oliveira, ele falou sentir "inveja branca" delas, que estavam no Rio de Janeiro. Ele se corrigiu logo depois e pediu desculpas.

"Inveja branca de vocês que estão aí no Rio... Aliás, essa frase já é politicamente incorreta, antigamente se dizia isso", declarou. Quando ele disse a expressão, as jornalistas riram desconfortavelmente.

Após Barroso se corrigir, Midlej respondeu que estava tudo certo. "Ministro, eu ia falar isso. Olhei para a Flávia meio assim, de canto de olho. Um ministro tão elegante, tão carinhoso. A gente está em constante aprendizado, está tudo certo", disse.

Barroso pediu desculpas. "Perdão, perdão, imediatamente. A gente, na vida, deve saber pedir desculpas. Então, vou começar de novo. Boa noite, Aline, boa noite, Flávia, que bom que vocês estão aí no Rio. Estamos ralando aqui em Brasília".

O termo "inveja branca", ainda comum no vocabulário de muitas pessoas, é considerado racista por associar a ideia de algo positivo com o branco. Ou seja, se a inveja é algo ruim, ao ser branca, ela é suavizada.

Ao mesmo tempo, a expressão acaba reforçando a associação do preto com comportamentos ou atitudes negativas — o que reforça estereótipos racistas em um país historicamente repressivo contra a população negra.

No mês passado, a apresentadora Ana Maria Braga usou a mesma expressão durante o "Mais Você". No programa do dia seguinte, ela se desculpou e disse que aquilo não se repetiria.

Fonte: UOL


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas