Pousada Aconchego

terça-feira, 24 de agosto de 2021

CRESS-RN denuncia cursos ilegais de graduação em Serviço Social

O Conselho Regional de Serviço Social do RN (CRESS-RN) faz um alerta a estudantes e à população sobre a oferta irregular de cursos de graduação que sequer são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o órgão, esses cursos de Serviço Social estão espalhados por todo o país e agem oferecendo formação na modalidade EaD, com preço acessível e conteúdo resumido, superficial e sem crítica. Muitas vezes, são cursos de extensão vendidos como graduação.

O CRESS – RN tem identificado as irregularidades desde 2017, mapeado os cursos e denunciado ao Ministério Público e Polícia Federal. "Muitos estudantes ainda caem no golpe porque os cursos são mais baratos e prometem ensino superior com diploma reconhecido pelo MEC", explica a conselheira Karina Martins.

Todo bacharel em Serviço Social deve se inscrever no CRESS do seu estado para estar apto a trabalhar profissionalmente como assistente social. Para isso, o Conselho realiza um processo de análise de documentos pessoais e da graduação.

Somente podem ser inscritos bacharéis que tenham cursado regularmente uma graduação em Serviço Social reconhecido pelo MEC. Ou seja, alunos oriundos de cursos irregulares não podem se inscrever no CRESS e, consequentemente, não podem trabalhar como assistentes sociais.

"São cursos que não possuem a carga horária exigida para formação superior, e na maioria das vezes os estudantes obtem a obtenção do diploma, que, para completar, não tem validade", completa Karina. "Ao detectar um curso irregular, o CRESS-RN encaminha ofício à instituição solicitando esclarecimentos", explica a conselheira. "Ao ser confirmada a irregularidade, o caso é denunciado aos órgãos federais competentes".

Para verificar a regularidade de um curso, qualquer pessoa pode acessar uma página do MEC, por meio do sistema E-MEC ( https://emec.mec.gov.br/ ).

"Os Conselhos Federais e Regionais de Serviço Social defendem uma formação pública, de qualidade e com conteúdo crítico e reflexivo na perspectiva dialética, devidamente regularizada pelo MEC", ressalta Karina.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas