Pousada Aconchego

sábado, 22 de maio de 2021

INSS: saiba quem precisa fazer prova de vida para não perder o benefício


A partir de 1º de junho, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão que fazer a prova de vida anual para o benefício não ser cortado. Levantamento do instituto aponta que 931 mil pessoas no Estado do Rio de Janeiro estão com os cadastros desatualizados desde 2020, o que pode levar à suspensão do pagamento.

No estado, existem 2,9 milhões de segurados, deste total 1,1 milhão já realizaram a comprovação de vida em 2021.

Em todo o Brasil, segundo o instituto, 11 milhões de pessoas também seguem pendentes de comprovação de vida junto ao INSS. De acordo com o órgão, 10,5 milhões de segurados já fizeram o recadastramento neste ano. Ao longo de 2020, foram outros 13,4 milhões. Resta agora um terço dos beneficiários.

Aposentados e pensionistas que deixaram de fazer a comprovação de vida antes de março de 2020 estão na mira do instituto. Eles serão os primeiros a ter o benefício bloqueado se não regularizarem o cadastro. Os segurados que foram chamados para fazer a comprovação digital por reconhecimento facial (biometria) e não compareceram também terão o pagamento suspenso.

Caso o segurado tenha sido convocado para utilizar a biometria facial e ainda não fez o recadastramento, basta acessar o aplicativo Meu INSS. O prazo se encerra no dia 31.

Em todo o país, foram chamados para prova de vida digital 5,3 milhões de segurados. Quem tiver feito este procedimento virtual recentemente não terá o pagamento cortado.


As regras para a volta da prova de vida obrigatória foram publicadas no dia 12 de maio, no Diário Oficial da União, por meio da Instrução Normativa (IN) 1.299.

Para aposentados e pensionistas residentes no exterior, o INSS ainda vai divulgar novas orientações e prazos específicos. No entanto, cabe destacar que não há impedimento para que sejam encaminhadas ao instituto as provas de vida realizadas em representações diplomáticas ou consulares brasileiras no exterior.

E como fazer a prova de vida?

É bem simples: na instituição financeira que recebe o benefício ou no próprio INSS.

— Quem perder o mês ou por qualquer outro motivo não conseguir fazer a prova de vida do INSS precisa estar preparado para uma suspensão do pagamento do benefício — informa Fernanda Spoto Angeli Veloso, coordenadora adjunta do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Fernanda destaca que se o beneficiário perder o prazo e o benefício for bloqueado, será necessário pedir a reativação de forma remota, por meio do site ou do aplicativo Meu INSS. No endereço eletrônico será solicitado documentos pessoais, como CPF e RG, além do comprovante de residência. Após preencher o requerimento on-line, o beneficiário deverá comparecer ao banco para finalizar a prova de vida.

É importante destacar que alguns beneficiários podem fazer a prova de vida em casa. Esse direito é garantido a maiores de 80 anos e a pessoas a partir de 60 anos que tenham dificuldade de locomoção. Para isso, é preciso comprovar essa condição de saúde por documento médico. O atendimento deve ser agendado pelo site Meu INSS ou pelo telefone 135.

Fonte: Extra

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas