Pousada Aconchego

sábado, 7 de novembro de 2020

Joe Biden é eleito presidente dos Estados Unidos

Joe Biden | Foto: Reprodução


 O democrata Joe Biden vence a disputa eleitoral pela Presidência dos Estados Unidos e se torna o 46º presidente da história do país. A confirmação pelo Colégio Eleitoral - sistema americano de sufrágio universal indireto - ocorreu neste sábado (7), segundo projeções de diversos veículos de imprensa. A vitória foi constatada após viradas na apuração nos estados da Geórgia (16 delegados) e da Pensilvânia (20 delegados), que garantiram o número necessário de votos para eleger o democrata. 

A votação acirrada contra o republicando Donald Trump, que tentava a reeleição, ganhou a atenção do mundo inteiro desde a última terça-feira (3), quando começaram a sair os primeiros números após o dia oficial de votação. 

Até o momento da publicação desta matéria, a contagem dos votos ainda não havia sido encerrada, e dois estados - Carolina do Norte (15 delegados) e Alasca (3 delegados) - seguiam com suas respectivas apurações. Em ambos, a vantagem, por ora, estava sendo de Donald Trump, que, mesmo levando os dois, chegaria a 242 delegados, número insuficiente para alcançar Biden.

Com a derrota nas urnas e no colégio eleitoral, Trump é o primeiro presidente em 28 anos a não ser reeleito. Em 1992, o republicano George H. Bush perdeu para o democrata Bill Clinton e não conseguiu seu segundo mandato. Nas eleições posteriores, todos foram presidentes por oito anos. Clinton foi reeleito em 1996; George W. Bush ganhou em 2000 e em 2004; e Barack Obama foi eleito em 2008 e reeleito em 2012.

*Estagiária sob supervisão da jornalista Amanda Carvalho

Portal Grande Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas