Pousada Aconchego

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Primeira fase da campanha contra o sarampo começa segunda em Natal


A campanha nacional contra o sarampo começa segunda-feira (10) no município de Natal. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e será dividida em duas fases. Na primeira, o foco é a população entre 5 a 19 anos de idade, que deve procurar a unidade de saúde mais próxima portando documento de identificação e o cartão de vacina até o dia 13 de março para ser vacinada. 
O segundo momento da campanha acontece entre os dias 3 e 31 de agosto tendo como foco o público com faixa etária entre 30 e 59 anos.
A intenção da campanha de vacinação é imunizar cerca de 12 mil de pessoas contra a doença. Para isso, a rede básica de saúde do município disponibiliza cerca de 70 salas de vacinação, todas preparadas para receber pessoas que ainda não tenham tomado a primeira dose da vacina ou que estejam com o cartão de vacinal incompleto. “O objetivo é resgatar os não vacinados e as pessoas com vacinas incompletas”, explica Vaneska Gadelha, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), sobre esse primeiro momento da campanha.
O Ministério da Saúde estabelece, em seu esquema vacinal, que duas doses da vacina devem ser aplicadas para homens e mulheres com idade entre 12 meses e 29 anos de idade, sendo a segunda dose com intervalo de 30 dias. Para a população entre 30 a 49 anos é necessária apenas uma dose da vacina.  
A doença
O Sarampo é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus Measles morbillivirus e pode ser letal se não tratada adequadamente. Sua transmissão ocorre pelo contato com secreção expelida pelas vias respiratórias dos pacientes que possuem a doença, como espirro ou tosse. Entre os seus sintomas os pacientes podem apresentar febre, tosse e aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo e rosto. A única forma de evitar a doença é pela vacinação, que já se encontra disponível nas unidades de saúde do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas