Pousada Aconchego

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

A FIGA DA SORTE?



A figa dá sorte?

A crença que a figa dá sorte muito popular no brasil. Conhecido por ser um amuleto que proporciona proteção contra energias ruins e mau-olhado. É principalmente para trazer sorte e bons caminhos.
O que é a figa?
Você já deve ter ouvido falar que a figa dá sorte. Esse objeto muito usado por brasileiros é um amuleto em formato de uma mão fechada com o dedo polegar encaixado entre o indicador e do meio.
É comum de ser usado em tamanhos pequenos. Brasileiros geralmente usam em colares, pulseiras, brincos, tornozeleiras e chaveiros. São confeccionadas em diversos materiais como madeira, metais e até mesmo desenhos em tecidos e outras superfícies.
Significados da figa no Brasil
No Brasil esse amuleto veio por meio da colonização europeia.
A figa tem origem na cultura italiana, onde o símbolo era usado como sinal de erotismo e fertilidade. O espaço entre o dedo indicador e do meio seria a o órgão sexual feminino e o polegar representaria o masculino. Sendo um gesto para atrair felicidade e prosperidade.
Esse talismã também está presente em religiões afro-brasileiras. Primordialmente sendo usado como amuleto para expulsar más energias e proteger o usuário de maus agouros. Nessas religiões acredita-se que a figa “fecha o corpo” contra forças malignas e garante proteção a quem a usa ou faz o gesto.
Outros significados da figa
Existem outros significados e origens do gesto e figura que conhecemos como figa além de ser um bom amuleto para proteção e sorte.
Durante as perseguições contra os cristãos entre os séculos I e V o gesto era usado principalmente pelos os seguidores da palavra de Cristo para simbolizar o sinal da cruz de uma forma sem chamar atenção de inimigos religiosos.
Podendo assim se identificarem entre si e também pedir intervenção divina em momentos de orações e dificuldades.
Na Rússia, replicar o gesto da figa é um insulto muito grave. Uma forma de negar algo ou mesmo ridicularizar e humilhar outra pessoa de que ela não vai conseguir algo.
Enquanto que na Turquia é tido como um gesto ofensivo e obsceno por significar um ato sexual de forma fútil e vulgar.
E você? Usa a figa como amuleto? Tem algum significado diferente para você? Muitos apostadores tem amuletos, como os jogadores de jogo do bicho, também conhecido como deu no poste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas