Pousada Aconchego

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Morre Birinha Macedo, associado nº 4 do Sindicato dos Jornalistas do RN

Foto: Wellington Rocha/Portal no Ar


Morreu na manhã desta quinta-feira, 4, o jornalista potiguar Raimundo Ubirajara Macedo, conhecido como Birinha Macedo. Nascido em Macaíba, na Grande Natal, ele tinha 99 anos e estava internado há cerca de três semanas depois de passar por uma cirurgia.
O velório será hoje a partir das 18hs no Morada da Paz da São José. O enterro será amanhã, às 14hs, em Emaús.
Ele foi o quarto jornalista a se sindicalizar no Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (Sindjor), que confirmou a morte para o Portal No Ar. Birinha militou nas lutas por direitos trabalhistas da categoria durante décadas no estado e foi preso como subversivo pela ditadura militar em 1964. Fundou a Cooperativa dos Jornalistas de Natal (Coorjornat) e trabalhou em jornais locais como o Diário de Natal.
Escreveu três livros: “E lá fora se falava em liberdade”, em que rememora os dias como prisioneiro politico, e  “A Criação do Clambom “, em que relata  seu trabalho á frente dos Clube dos Amantes da Boa Música, e “A Saga de Joaquina – do Ateísmo ao Cristianismo”, que relata a trajetória de uma prostituta que deixa o interior do Rio Grande do Norte rumo a Barcelona levada por um capitão europeu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas