Pousada Aconchego

terça-feira, 30 de julho de 2019

FÓRUM POTIGUAR DE CULTURA PROMOVE ENCONTRO COM SETORES DA CULTURA EM EXTREMOZ

Evento ocorre no próximo fim de semana em Extremoz e vai tratar sobre a realidade cultural de cada cidade e criação do Conselho Estadual de Políticas Culturais, entre outros.


Representatividade para Decisões Compartilhadas será o tema do VII Fórum Potiguar de Cultura, que chega a sua sétima edição no município de Extremoz, nos dias 03 e 04 de maio, com o objetivo de mobilizar a Região Metropolitana de Natal em torno do debate sobre a Cultura.


A programação contará, no sábado, com um Encontro de Gestores da Região Metropolitana de Natal para confrontar a realidade de cada cidade, discutir planos e prosseguir de forma integrada para realização de ações estruturantes para a região. 
Já no domingo, as atividades serão focadas no tema Conselho Estadual de Políticas Culturais e Câmaras Setoriais. Pela manhã será feita a entrega da minuta do Projeto de Lei para Criação do Conselho Estadual de Políticas Culturais a diversos representantes políticos, seguido do painel: “O papel do Conselho no Sistema de Financiamento à Cultura” com os convidados: Tereza de França (Presidente do Conselho Estadual de Políticas Culturais de Pernambuco), Berg Bezerra (Di retor-presidente da Fundação Cultural Mestre Dadá - Janduís/RN) e Crispiniano Neto (Diretor da Fundação José Augusto). Na parte da tarde, a atividade seguirá com a formação grupos de articulação para revisão e atualização da Cartilha de Diretrizes Setoriais para Cultura, construída em 2011, no primeiro encontro do fórum. 
A atividade é aberta e gratuita. Para participar basta  se inscrever no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdRi2imY6alEkD M7I39xcqBVHjhN1gY2v6769x3VMLXojgoFg/viewform

Sobre o Fórum 

Criado em 2011, o Fórum Potiguar de Cultura é uma organização da sociedade civil com participação de artistas, produtores, redes setoriais, grupos e movimentos culturais, que têm se proposto a ser um espaço para dialogar questões relacionadas à produção, gestão e política cultura no âmbito estadual.
Na trajetória de 8 anos o Fórum Potiguar de Cultura construiu quatro documentos orientados para melhores políticas públicas para a cultura do Rio Grande do Norte, são eles: Cartilha de Diretrizes Setoriais para Cultura (2011), Minuta de Projeto de Lei para Implementação do Sistema Estadual de Financiamento à cultura (2016), 22  Diretrizes para Cultura do RN (2018), Minuta de Projeto de Lei para Criação do Conselho Estadual de Políticas Públicas (2019).
Os documentos fazem parte de um contexto amplo sendo cada um deles direcionados a um foco. As diretrizes, por exemplo, são dedicadas a ações possíveis e concretas relacionadas ao desenvolvimento do Estado com investimento na Cultura. O conselho de Cultura é uma forma de garantir um controle social para a construção e a manutenção operacional das diretrizes. E a lei do sistema de financiamento para Cultura é uma forma de tornar mais democrático com maior acesso e fazendo com que os recursos financeiros cheguem a todos os municípios de maneira transparente e com equidade. 
PROGRAMAÇÃO VII FÓRUM POTIGUAR DE CULTURA
Tema: Representatividade para Decisões Compartilhadas - Conselho Estadual de Políticas Culturais e Câmara Setorial
Local: CEEP - Extremoz - Rua Hortência, 117 - Jardins de Extremoz II
03/08 - Sábado
Encontro de Gestores da Região Metropolitana de Natal 
09h às 16h -  Pauta: Sistema Municipal de Cultura 
04/08 - Domingo
08h30 - Credenciamento/ Apresentação
09h -  Mesa de Abertura
Entrega da minuta do Projeto de Lei para Criação do Conselho Estadual de Políticas Culturais aos presentes
09h30 - Painel: O Papel do Conselho no Sistema Estadual de Cultura com
Tereza de França (Recife/PE), Berg Bezerra (Janduís/RN) e Crispiniano Neto (Natal/RN)
12h - Almoço
14h - Grupos de Articulação: Câmaras Setoriais 
18h - Encerramento  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas