Pousada Aconchego

segunda-feira, 29 de julho de 2019

CONSELHO DENUNCIA FALSO VETERINÁRIO QUE ATENDIA EM EXTREMOZ


O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) fiscalizou na última sexta-feira (26) uma empresa de venda de rações e denunciou a atuação de um falso profissional médico veterinário que atendia e receitava remédios aos animais usando um carimbo de “veterinário estagiário”, em Extremoz, na região metropolitana de Natal.
Além da atuação administrativa, o caso foi denunciado à Polícia Civil e ao Ministério Público para que seja feita investigação e responsabilização do suspeito, que sequer era estudante de Medicina Veterinária. De acordo com a legislação, o exercício ilegal da profissão é uma contravenção penal.
Ninguém pode atuar como veterinário sem estar formado e inscrito no CRMV. Além de responder pela contravenção, o homem poderá ser denunciado por maus-tratos aos animais, por colocar em risco a saúde dos animais.
Da mesma forma, todo estabelecimento com atendimento veterinário precisa ser inscrito e registrar um responsável técnico. As normas são previstas pela Lei Federal 5517/1968 e pela Resolução CFMV 1177/2017. 
O dono da loja de rações registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e declarou que não autorizou o falso veterinário a atender no seu estabelecimento, nem a usar o nome do estabelecimento. Ele ainda afirmou que presenciou o momento em que o homem tentou aplicar soro, furando um animal oito vezes, sem sucesso. No momento da fiscalização, nenhuma irregularidade foi encontrada no local. 
O caso chegou ao CRMV-RN através de dezenas de denúncias, realizadas através dos seus canais oficiais. Qualquer cidadão pode fazer denúncia de exercício ilegal da profissão AQUI
Presidente do CRMV-RN, dr. Wirton Peixoto Costa explica que as pessoas devem estar atentas aos detalhes e exigir comprovação de que o profissional que está atendendo seu animal seja devidamente habilitado. 
“Quando o cidadão for contratar um profissional, é importante que exija a carteira dele. Ele tem que estar registrado no Conselho de classe. E se você vai a algum local que tem atividade médico-veterinária, uma clínica, um hospital, uma casa de ração, uma fábrica de ração, exija o certificado na parede. Só isso garante que ali está uma pessoa habilitada legal e tecnicamente”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas