Pousada Aconchego

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Festa dos Santos Mártires do RN inicia programação neste domingo



Começa no próximo domingo (23) a programação festiva em homenagem aos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, canonizados em 2017. Os festejos acontecerão no Monumento dos Mártires, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Natal. Neste domingo, às 7h, acontecerá uma pedalada, saindo da comunidade de Santo Antônio do Potengi para o Monumento.
No período de 24 de setembro a 2 de outubro, diariamente, às 19h, haverá celebração de missa no Monumento. No dia 3, feriado estadual, a programação será intensa. Logo cedinho, será realizada a “Caminhada da aurora”, com um grupo saindo às 4h, da Igreja Matriz de Macaíba, e outro saindo, às 5h, da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, ambas com destino ao Monumento dos Mártires. Ainda pela manhã serão celebradas quatro missas: às 7h, às 9h, às 10h e às 12h. A partir das 13h30, acontecerá show com cantores religiosos potiguares: Fátima Santos, Padre Assis Melo e Banda Alfa e Ômega, Pe. Antônio Nunes e Banda. Às 17h, será celebrada missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Jaime Vieira Rocha.
Neste mesmo período, também haverá festa dos padroeiros nas seguintes paróquias: Santuário dos Mártires, no bairro Nazaré; Santo André de Soveral, em Emaús; Santo Ambrósio Francisco Ferro, no Planalto; e São Mateus Moreira, em Cidade Verde.
Sobre os Mártires
Mártires de Cunhaú e Uruaçu ou Protomártires do Brasil é o título dado pela Igreja Católica aos 30 católicos martirizados no interior do Rio Grande do Norte. Foram vítimas de dois morticínios, ambos no ano de 1645, no contexto das invasões holandesas no Brasil. O primeiro massacre ocorreu na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, município de Canguaretama; o segundo foi na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante.
Foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 5 de março de 2000. No dia 23 de março de 2017 o Papa Francisco autorizou a canonização dos 30 mártires do Rio Grande do Norte. A canonização ocorreu em uma cerimônia no Vaticano, em 15 de outubro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas