Pousada Aconchego

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Terceirizados da educação cobram salários atrasados

Os trabalhadores terceirizados da educação pública de Natal realizaram, na manhã de hoje, uma manifestação em frente à Prefeitura, reivindicando condições mínimas de trabalho e o pagamento de quatro meses de salários atrasados. Cerca de 40 terceirizados, entre auxiliares de serviços gerais, vigias, merendeiras e secretárias participaram da mobilização, que foi realizada enquanto representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Edifícios e Condomínios e de Empresas Prestadoras de Serviço da Grande Natal (Sindratec/RN), participavam de uma reunião com o chefe de gabinete da Prefeitura, Sávio Hackradt, e os vereadores Amanda Gurgel e Sandro Pimentel.
A reunião foi realizada para firmar um acordo feito na última terça-feira (29) entre a secretária municipal de Educação, Justina Iva de Araújo e o Sindratec, onde a titular da SME afirmou que até a próxima sexta-feira (1), serão repassados R$ 28 milhões para as  empresas prestadoras de serviço para os pagamentos referentes a dois meses de atraso. Já os valores restantes serão divididos nos próximos três meses.
Mas o acordo não agradou a todos os trabalhadores, que acham injusto o valor que será pago inicialmente, como afirma a auxiliar de serviços gerais, Eliana Ferreira. “Todo mundo está no SPC e Serasa, passando necessidades e com dívidas acumuladas e isso é uma falta de respeito da Prefeitura para com o trabalhador. Essa situação vem desde a gestão passada, e agora querem resolver de uma forma injusta, pagando apenas dois meses de atraso. Temos dívidas de quatro meses e o salário de dois meses não pode pagá-las”, disse Eliana.
Como os servidores terceirizados não acreditaram no cumprimento do acordo, a direção da entidade sindical compareceu à Prefeitura buscando uma oficialização da decisão. De acordo com o presidente do Sindratec/RN, Emanuel Santos, embora o acordo tenha sido documentado, os servidores precisavam de uma certeza por parte da Prefeitura. “Os servidores estão muito desacreditados e, por isso, estamos aqui para nos certificar e repassar para eles mais confiança com informações vindas diretamente da Prefeitura. Desde o dia 30 de novembro estávamos em greve e suspendemos ontem, quando a secretária nos garantiu o pagamento. O Sindicato está confiante de que não será preciso retomar a paralisação, pois esperamos que o acordo seja realmente cumprido, dentro do prazo”, afirmou Emanuel.
Do lado de fora da Prefeitura, os trabalhadores aguardavam ansiosamente boas notícias por parte do Sindicato, para que não restassem dúvidas quanto à efetivação do pagamento dos salários. O auxiliar de serviços gerais, Claudino Santana, mesmo com dúvidas, ainda tinha um fio de esperança que alguém fizesse justiça por eles.  “A nossa situação está crítica e a tendência é piorar, pois até agora nada foi resolvido. Está todo mundo desesperado. Esperamos que dessa vez a promessa seja cumprida, pois diante de tantas mentiras, não sabemos em quem acreditar”, disse Claudino Santana.
Ao final da reunião no Gabinete Civil da Prefeitura, Sávio Hackradt informou que o pagamento dos atrasados, acordado entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Sindratec será efetuado na próxima terça-feira (5) ou no decorrer da próxima semana. Mas o chefe de gabinete da Prefeitura garantiu que o acordo será cumprido.
Fotos: Canindé Santos
Por: Géssica Ribeiro





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas