Pousada Aconchego

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Casa Durval Paiva realiza Bazar Natalino Solidário


Com o intuito de melhorar as condições sócio-econômicas das mães e acompanhantes dos pacientes atendidos na Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, a instituição está promovendo, nesta terça e quarta-feira, o Bazar Natalino Solidário, que estará aberto ao público das 8h às 18h, sendo realizado na Pinacoteca do Estado (antigo Palácio do Governo). A ação faz parte do projeto Novo Rumo Design, que capacita e qualifica as mães em diversas técnicas de arte e artesanato, conciliando a geração de renda com o momento de tratamento dos seus filhos.
O Bazar Natalino conta com trabalhos desenvolvidos pelas artesãs da instituição. São diversos produtos de decoração natalina, arranjos e enfeites feitos como todo o cuidado e amor de mãe. Guirlandas, mini árvores e famílias Noéis, fazem parte dos produtos que estarão expostos no Bazar. Os visitantes poderão apreciar e ajudar a instituição levando para casa os produtos de Natal confeccionados pelas mães dos pacientes e ainda assistir a atrações culturais locais.
As peças do bazar foram produzidas nas oficinas do Projeto Novo Rumo Design, financiado pelo Banco do Brasil, dentro de uma proposta de terapia e inclusão social. “Durante todo o ano buscamos capacitar e qualificar as mães dos pacientes, utilizando a arte como terapia e ainda proporcionando uma geração alternativa de renda para as famílias”, explica Rilder Campos, presidente da Casa.
Parte do dinheiro arrecadado com as vendas dos objetos será destinada à instituição. Metade do valor de cada produto fica com a mãe/artesã e a outra metade vai para a renda da Durval Paiva. A programação cultural contará com a participação do Coral Bem Viver que faz parte do Projeto Semeando Vidas, formado por mães e pacientes da Casa.  Também haverá atrações do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro e do Grupo Araruna. A entrada é franca.
Para Rita Alves, 53, é muito satisfatório poder ajudar a instituição e ainda conseguir um lucro em cima de cada peça vendida. “Primeiro minha filha começou a participar das ações da Casa, em função de um câncer no joelho. Hoje, com minha filha casada e com filhos, eu continuo ajudando a instituição, estando cada vez mais presente nas oficinas. É gratificante porque a gente ajuda as crianças e adquire uma renda extra”, disse.
Kátia Ferreira, 40, disse que também tem uma satisfação enorme em ajudar os trabalhos da Casa Durval Paiva. “Eles são minha família. Cheguei com minhas duas filhas ainda bebês na Casa. Hoje uma já tem 19 anos e, a outra, 15. Por causa de uma doença falciforme elas precisam estar sempre sendo assistidas e eu ainda conto com a ajuda da instituição”, disse.
Artesã por curiosidade, Kátia disse que o que ela mais gosta de fazer é bonecas e flores. “Sempre achei lindo o trabalho do artesanato e nunca soube se teria dinheiro para investir em cursos. Quando eu conheci a Casa Durval Paiva, realizei um sonho. Comecei a ter acesso aos cursos e estou sempre querendo aprender mais. Principalmente, se for para confeccionar bonecas e flores. Meu amor por elas é tão grande que eu criei a UTI da Boneca”, afirmou.
O Bazar da Durval Paiva conta com o apoio da Fundação José Augusto, do SESC/RN e da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), através do Programa de Artesanato (Proart).

Fotos: Canindé Santos
Texto: Carolina Silva














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas