A Anvisa determinou a suspensão imediata de glitters e folhas de ouro usados na decoração de alimentos após identificar a presença de polímeros plásticos nos produtos.
A medida atinge itens da marca Morello, fabricados pela empresa 3JG Indústria e Comércio de Artigos para Confeitagem Ltda., que eram vendidos como comestíveis, apesar de conterem substâncias proibidas para ingestão. A decisão vale para todos os lotes do pó/brilho (glitter), em todas as cores, e das folhas de ouro para decoração.
Segundo a agência, análises confirmaram que os produtos continham materiais plásticos, não autorizados pela legislação sanitária brasileira para uso em alimentos. Mesmo assim, eles eram divulgados e comercializados para consumo, inclusive em plataformas online.
Além da suspensão da fabricação e venda, a Anvisa determinou a proibição da propaganda, distribuição e uso, com recolhimento dos lotes do mercado. A agência alerta que produtos decorativos só podem ser ingeridos quando possuem autorização sanitária específica e orienta os consumidores a interromperem o uso dos itens suspensos.
Fonte: Portal Grande Ponto



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.