De acordo com Feitosa, o público dominical é formado tanto por quem utiliza transporte público quanto por consumidores que vão de carro próprio, além dos moradores do bairro. “É um perfil de pessoas que, durante a semana, não consegue ir ao comércio de rua por causa do horário de expediente e também de famílias. Elas buscam uma experiência mais tranquila, com maior oferta de estacionamento, mais tempo para observar o produto e conversar com o vendedor. É uma compra que se mistura com lazer”, diz.
Na Cidade Alta e no Centro, a abertura de lojas também foi adotada, embora em menor escala. Já na Zona Norte e no entorno da Praça da Árvore de Mirassol, o comércio aposta em horários estendidos, sobretudo no período noturno, acompanhando o fluxo gerado pela programação natalina. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) divulgou o calendário oficial de funcionamento do comércio de rua até o início de janeiro.
Enquanto isso, os shopping centers espalhados pela cidade operam com horários ampliados e regras específicas para vésperas, feriados e funcionamento facultativo, buscando acomodar a alta demanda típica do período.
Midway Mall
Maior centro de compras da cidade, o Midway adotou horário estendido em vários dias da semana pré-Natal, funcionando até as 23h entre os dias 17 e 20, além de 22 e 23 de dezembro. Na véspera de Natal 24, o funcionamento será até as 19h. No dia 25, apenas praça de alimentação e lazer abrem de forma facultativa. No dia 31, as lojas funcionam das 10h às 18h.
Natal Shopping
O Natal Shopping também ampliou o expediente. Nos dias 17 a 20, 22 e 23, todas as operações funcionam até as 23h. Aos domingos, dias 14 e 21, o horário será das 10h às 22h. Na véspera de Natal, o fechamento ocorre às 19h. Nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro, apenas alimentação e lazer abrem, em regime facultativo.
Partage Norte Shopping
Com forte apelo junto ao público da Zona Norte, o Partage Norte terá funcionamento obrigatório das lojas entre os dias 21 e 24 de dezembro, com expediente que chega até as 23h no dia 23. No Natal, apenas alimentação e lazer funcionam de forma facultativa. O shopping volta a abrir em horário especial no dia 31 e mantém o mesmo modelo no feriado de 1º de janeiro.
Praia Shopping e Via Direta
O Praia Shopping e o Via Direta mantêm horários diferenciados ao longo do período, com destaque para o funcionamento dominical e ampliação até a semana que antecede o Natal. Em ambos, a praça de alimentação segue regras próprias nos feriados, enquanto as lojas fecham no dia 25.
Shopping 10 e Cidade Jardim
Mais alinhados ao comércio popular, o Shopping 10 acompanha os horários do Alecrim, inclusive com abertura aos domingos. Já o Cidade Jardim concentra o funcionamento em horários estendidos até o dia 23, fecha no Natal e retoma em regime reduzido na véspera de Ano Novo.
Com horários mais flexíveis, tanto no comércio de rua quanto nos shoppings, a aposta do varejo natalense é atender diferentes perfis de consumidores — dos que buscam preço e tradição nos bairros comerciais aos que priorizam conforto e conveniência dos centros de compras — em um dos períodos mais importantes do ano para as vendas.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.