Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) lamentou o ocorrido e destacou que várias medidas são continuamente tomadas para fim de inibir essa prática de passagem de rebanhos pela via férrea.
Ainda sem documento, a companhia apontou que a via férrea é de uso exclusivo dos trens para garantir a segurança e que a prática pode provocar descarrilamento e outros acidentes de grandes proporções.
Confira a nota na íntegra:
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informa que a situação registrada no vídeo ocorreu na Linha Norte, entre as estações Ceará-mirim e Lagoa Grande. Trata-se de travessia de rebanhos através de passagem clandestina na via férrea.
A Companhia lamenta o acidente com os animais e destaca que várias medidas são tomadas continuamente para impedir essa prática de atravessar rebanhos pela via férrea. A equipe operacional da CBTU colocou dormentes para conter a passagem desses trechos e buscou diálogo com os proprietários dos animais, inclusive a partir de notificação extrajudicial. Também foram enviados funcionários para as prefeituras de Ceará-mirim e Extremoz solicitando o recolhimento de animais que estão no entorno da linha férrea.
A CBTU destaca que a via férrea é de uso exclusivo dos trens para garantir a segurança de funcionários, usuários e população em geral. A prática vista no vídeo ameaça a segurança de todos, pois gera risco de descarrilamento e demais acidentes em grandes proporções.
A travessia da linha férrea deve ser realizada somente através da passagem de nível, identificada pela cruz de Santo André, contendo as informações de PARE, OLHE e ESCUTE.
A CBTU mantém campanha permanente em suas mídias sociais, e por meio do Projeto CBTU nas Escolas, há mais de uma década, visita instituições de ensino localizadas nas comunidades do entorno da linha férrea, alertando as crianças e jovens sobre as condutas que devem ser adotadas para que não se envolvam em acidentes com os trens urbanos.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.