Projeto RESET, do
CEEP de Extremoz, une tecnologia, sustentabilidade e educação para combater um
dos maiores problemas ambientais da atualidade
EXTREMOZ/RN – No último dia
12 de setembro, o Centro Estadual de Educação Profissional Professor Hélio
Xavier de Vasconcelos (CEEP), em Extremoz, se transformou em um palco de
inovação e criatividade durante a culminância do Projeto RESET: Do Lixo
Eletroeletrônico a Novos Protótipos: Reaproveitamento e Transformação. A
iniciativa, que envolveu alunos do Curso Técnico de Informática, mostrou na
prática como é possível combater a poluição tecnológica com conhecimento,
protagonismo e consciência ambiental.
Idealizado pelo
professor Lindemberg Fabricio Caridade, o projeto adota a Aprendizagem
Baseada em Projetos (ABP), uma metodologia ativa que coloca os estudantes
no centro do processo de aprendizado. Em vez de apenas ouvirem a teoria, os
alunos das primeiras séries foram desafiados a coletar, desmontar, identificar
componentes tóxicos e, finalmente, criar novos protótipos a partir de
equipamentos eletrônicos descartados.
Da Teoria à
Prática: Protótipos que Inspiram
O evento de
culminância foi a etapa final de um ciclo anual de atividades, onde os grupos
apresentaram aos professores e colegas os produtos de seu aprendizado.
Teclados, mouses, placas-mãe e fios, que antes poluíam o meio ambiente,
ganharam nova vida como luminárias, carregadores portáteis, enfeites e até
pequenos robôs, demonstrando na prática os conceitos de economia circular e
reaproveitamento.
“A escola tem um
papel fundamental na formação de cidadãos mais conscientes e atuantes. O
objetivo não era apenas ensinar a reciclar, mas integrar o eixo tecnológico da
informática com disciplinas como biologia, desenvolvendo o ‘aprender a fazer’ e
formando cidadãos críticos e ativos”, explicou o professor Lindemberg.
Alinhado com a
Agenda 2030 da ONU
O RESET vai além
dos muros da escola. A iniciativa tem um forte caráter de responsabilidade
social e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
(ODS) da Agenda 2030 da ONU, principalmente com a ODS 12, que trata do
Consumo e Produção Responsáveis. O projeto busca sensibilizar a comunidade
escolar e a sociedade civil sobre os graves danos que o descarte incorreto do
lixo eletrônico pode causar à saúde pública e ao meio ambiente, especialmente
em comunidades no entorno de aterros.
Protagonismo
Juvenil e Habilidades para o Futuro
Para os alunos, o projeto
foi uma oportunidade de descobrir habilidades que vão muito além da programação
ou montagem de computadores. Eles exercitaram o pensamento científico, a
cultura digital, o trabalho em equipe e a criatividade – competências
essenciais para o mercado de trabalho do século XXI.
“Projetos como este
fazem os estudantes perceberem suas próprias habilidades ocultas. Eles se
sentem mais ativos e capazes de produzir algo inovador”, finalizou o professor,
destacando que o RESET é a continuação de um trabalho iniciado por ele em 2018,
no CENEP/Natal-RN, e que agora ganha força e novos
contornos no CEEP de Extremoz.
A mensagem que
ficou após a apresentação dos protótipos é clara: para um futuro mais
sustentável, a educação é a ferramenta mais poderosa para dar um "reset" nos
problemas ambientais.
Veja fotos e vídeos do projeto:
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