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quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Estudantes de Extremoz transformam lixo eletrônico em protótipos sustentáveis em projeto inovador no RN

Projeto RESET, do CEEP de Extremoz, une tecnologia, sustentabilidade e educação para combater um dos maiores problemas ambientais da atualidade

EXTREMOZ/RN – No último dia 12 de setembro, o Centro Estadual de Educação Profissional Professor Hélio Xavier de Vasconcelos (CEEP), em Extremoz, se transformou em um palco de inovação e criatividade durante a culminância do Projeto RESET: Do Lixo Eletroeletrônico a Novos Protótipos: Reaproveitamento e Transformação. A iniciativa, que envolveu alunos do Curso Técnico de Informática, mostrou na prática como é possível combater a poluição tecnológica com conhecimento, protagonismo e consciência ambiental.

Idealizado pelo professor Lindemberg Fabricio Caridade, o projeto adota a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), uma metodologia ativa que coloca os estudantes no centro do processo de aprendizado. Em vez de apenas ouvirem a teoria, os alunos das primeiras séries foram desafiados a coletar, desmontar, identificar componentes tóxicos e, finalmente, criar novos protótipos a partir de equipamentos eletrônicos descartados.

Da Teoria à Prática: Protótipos que Inspiram

O evento de culminância foi a etapa final de um ciclo anual de atividades, onde os grupos apresentaram aos professores e colegas os produtos de seu aprendizado. Teclados, mouses, placas-mãe e fios, que antes poluíam o meio ambiente, ganharam nova vida como luminárias, carregadores portáteis, enfeites e até pequenos robôs, demonstrando na prática os conceitos de economia circular e reaproveitamento.

“A escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos mais conscientes e atuantes. O objetivo não era apenas ensinar a reciclar, mas integrar o eixo tecnológico da informática com disciplinas como biologia, desenvolvendo o ‘aprender a fazer’ e formando cidadãos críticos e ativos”, explicou o professor Lindemberg.

Alinhado com a Agenda 2030 da ONU

O RESET vai além dos muros da escola. A iniciativa tem um forte caráter de responsabilidade social e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, principalmente com a ODS 12, que trata do Consumo e Produção Responsáveis. O projeto busca sensibilizar a comunidade escolar e a sociedade civil sobre os graves danos que o descarte incorreto do lixo eletrônico pode causar à saúde pública e ao meio ambiente, especialmente em comunidades no entorno de aterros.

Protagonismo Juvenil e Habilidades para o Futuro

Para os alunos, o projeto foi uma oportunidade de descobrir habilidades que vão muito além da programação ou montagem de computadores. Eles exercitaram o pensamento científico, a cultura digital, o trabalho em equipe e a criatividade – competências essenciais para o mercado de trabalho do século XXI.

“Projetos como este fazem os estudantes perceberem suas próprias habilidades ocultas. Eles se sentem mais ativos e capazes de produzir algo inovador”, finalizou o professor, destacando que o RESET é a continuação de um trabalho iniciado por ele em 2018, no CENEP/Natal-RN, e que agora ganha força e novos contornos no CEEP de Extremoz.

A mensagem que ficou após a apresentação dos protótipos é clara: para um futuro mais sustentável, a educação é a ferramenta mais poderosa para dar um "reset" nos problemas ambientais.

Veja fotos e vídeos do projeto:

























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