Os professores da rede municipal de Natal iniciaram, nesta quarta-feira (04), uma paralisação por tempo determinado, que seguirá até a próxima terça-feira (10). O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) justificou o ato.
"O que motiva a paralisação é um Projeto de Lei (PL) enviado em regime de urgência à Câmara de Vereadores que extingue as atuais carreiras do magistério municipal e que foi modificado de forma autoritária pela prefeitura, sem qualquer diálogo com o Sinte e com a comunidade escolar", afirmou.
A paralisação foi deliberada em assembleia na última segunda-feira (02), que foi finalizada com uma caminhada em direção à Prefeitura de Natal. Durante o encontro, foi apresentado um estudo inicial do texto do PL, com esclarecimento do texto e apontamentos dos principais pontos.
"A partir daí, a categoria deliberou pela paralisação; decidiu que nos dias de parada e sob a coordenação do Sinte, vai reivindicar que o PL seja retirado da pauta do legislativo municipal", acrescentou.
A paralisação foi recebida com surpresa pela Secretaria Municipal de Educação da capital potiguar. “Causa ainda mais perplexidade o motivo da paralisação anunciada: a discussão de um projeto que não tem ainda um formato definitivo e está sob apreciação na Câmara Municipal — portanto, ainda em debate”, afirmou.
Na nota, a SME ainda destacou que “conclama os professores ao bom senso e à suspensão da medida deliberada, de modo a não prejudicar a classe estudantil da rede municipal de ensino”.
Os educadores aprovaram ainda um calendário de atividades durante o período da greve. Confira:
04 a 10/10 (quarta-feira a terça-feira) – Paralisação das atividades.
10/04 (quarta-feira) – Diálogo de educadores/as com a comunidade escolar (manhã e tarde) & Diálogo de dirigentes sindicais com vereadores/as na Câmara Municipal do Natal, às 14h.
10/05 (quinta-feira) – Ato em frente à Prefeitura do Natal contra o PL, às 8h e às 14h.
10/06 (sexta-feira) – Diálogo de dirigentes sindicais com os/as vereadores/as na Câmara Municipal do Natal (manhã e tarde).
10/09 (segunda-feira) – Exposição de emendas ao Projeto de Lei pela Assessoria Jurídica, às 14h, no auditório do Sindicato.
10/10 (terça-feira) – Audiência Pública sobre o novo concurso e o PL, às 9h.
11/10 (quarta-feira) – Assembleia da Rede Municipal para avaliação do processo de luta, às 14h, no auditório do SINTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.