Um trecho da avenida Felizardo Moura, sentido Zona Norte – Viaduto da Urbana, foi interditado na manhã desta segunda-feira 31 em Natal. Vídeo da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) mostra uma máquina em serviço no local.
Conforme cronograma divulgado pela Prefeitura do Natal, o primeiro trecho de interdição compreende entre a ponte de Igapó até a rua Getúlio Vargas, no Bairro Nordeste. Pelo planejamento da Prefeitura para o trânsito, a interdição acontece na faixa da direita, sentido Urbana, permanecendo as demais em operação.
Nessa primeira etapa, serão executados os serviços de demolição, drenagem, pavimentação e iluminação. O projeto de requalificação da via prevê a aplicação de investimentos na ordem de R$ 43 milhões, financiados conjuntamente pela Prefeitura de Natal e pelo governo federal.
O projeto vai assegurar drenagem, pavimentação, calçada, ciclovia e a implantação de faixa reversível, garantindo mais fluidez no trânsito quando estiver concluído. Todas essas intervenções acarretarão mais conforto e segurança para pedestres e ciclistas.
O secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes acrescenta que a Felizardo Moura ganhará mais uma via, reversível, além de ciclofaixas. “Serão beneficiadas em torno de 750 mil pessoas que transitam pela região. Os transtornos ocorrerão por serem inevitáveis, mas o município está tentando amenizar ao máximo para que em breve tenhamos uma nova Felizardo Moura. Até porque vai reduzir o tempo de percurso em até 50% e dar fluidez ao trânsito em torno de 30%”, ilustrou o gestor.
Trânsito terá rotas alternativas durante as obras
Para disciplinar o tráfego na avenida Felizardo Moura e seu entorno, já que mais de 75 mil veículos circulam diariamente pela via e o local é um dos principais corredores de transporte público da cidade, agentes de mobilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) estarão no local orientando e disciplinando o trânsito na região.
A pasta reforça ainda o uso da Ponte Newton Navarro e o acesso sul do aeroporto como rotas alternativas, tendo em vista que o trânsito na avenida Felizardo Moura estará sobrecarregado. Os veículos de serviços estarão com seus acessos liberados, conforme acordado em reunião com a Federação de Comércio do Estado (Fecomércio RN), para que a operação não afete os serviços essenciais da cidade.
Os demais serviços que necessitarem de autorização especial da STTU deverão acessar o formulário on-line através do site www.natal.rn.gov.br/sttu, na aba formulários e requerimentos, para ser analisada a possibilidade de se receber uma Autorização Especial de Tráfego. A STTU reforça ainda, que durante a nova etapa da obra, a faixa reversível na ponte Newton Navarro voltará a operar, a fim de aliviar a sobrecarga de veículos.
Os veículos que não puderem trafegar pela avenida terão que seguir por desvios, dentre eles o acesso sul do aeroporto de São Gonçalo do Amarante em direção à Zona Sul de Natal e parte sul da Região Metropolitana. Outro desvio importante é pela avenida Moema Tinoco, em direção à Ponte Newton Navarro. Na avenida Tomaz Landim, haverá mais um desvio pela avenida Doutor João Medeiros Filho em direção à Zona Sul de Natal. Outros caminhos levam em direção à Ponte Newton Navarro, como o Canto do Mangue, a rua Miramar e a avenida Presidente Café Filho.
A pasta vai acompanhar os trabalhos permanentemente com o intuito de minimizar os transtornos. “Todos terão um prejuízo inicial, até o momento em que vão aprender a fazer outros deslocamentos, por conta do projeto. Os primeiros dias serão bastante difíceis para as pessoas da região. Mas nós vamos acompanhar e criar alternativas para os motoristas”, aponta o secretário-adjunto de Trânsito da STTU, Walter Pedro.
Agora RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.