Pousada Aconchego

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Ex-seminarista expõe escândalo sexual na Igreja do RN; Arquidiocese e padres emitem nota


 

A Arquidiocese de Natal tem sofrido duros golpes nas últimas semanas.

Após áudios e conversas envolvendo um suposto caso amoroso do Pe. Julio Cesar com um homem nos últimos anos, agora um ex-seminarista fez graves acusações contra o alto clero da Igreja de Natal, dentre eles o próprios arcebispo, Dom Jaime Viera Rocha.

A entrevista do ex-seminarista Djalma Júnior foi publicada no Blog de Gustavo Negreiros. Segundo ele, aconteceram conversas nada agradáveis com o arcebispo de Natal, o que teria motivado sua não ordenação. 

De acordo com o ex-seminarista, ele teria sido assediado por Dom Jaime. "Quando cheguei ao final do meu seminário, sem nenhum problema moral, o reitor, acobertando toda essa situação, disse que eu não tinha vocação e me mandou embora", diz. 

Segundo Djalma Júnior, a carta denúncia contra o padre está prestes a ser enviada a Dom Giambattista Diquatro, que é o núncio apostólico (espécie de embaixador do Vaticano) no Brasil.

“Djalma Júnior não foi padre porque não cedeu aos desejos sexuais do arcebispo”, afirma. “Dom Jaime não me queria no altar, mas na cama dele”, dispara.

Ele pede que os que contribuem com a manutenção do Seminário São Pedro deixem de fazê-lo. “O seminário é um prostíbulo com hora marcada para rezar. Aquilo não é uma casa de oração não”.

Vivendo uma “tristeza profunda” e sendo atendido por psiquiatra e psicólogo, Djalma Júnior revela toda a mágoa que sente do reitor do Seminário São Pedro, padre Valquimar. “Ele disse que eu não tinha sinais visíveis de vocação e que minha obediência era forçada. Vocês é que são sinais de Satanás”, desabafa

A Arquidiocese emitiu nota, afirmando que a Nunciatura Apostólica do Brasil já foi devidamente comunicada do caso e que vai apurar as denuncias feitas pelo ex-seminarista.

Os padres que compõe o clero da Arquidiocese de Natal também emitiram nota em apoio a Dom Jaime e afirmam que o Arcebispo sempre fomentou o desejo de formar padres que enfrentem a realidade que os envolvem, dando prioridade aos excluídos da sociedade.

O clero expressa na nota apoio e amizade filial ao Arcebispo e a todos que fazem o Seminário de São Pedro.

Veja abaixo as notas da Arquiocese e do clero sobre o caso.

Veja na íntegra a nota da Arquidiocese:

A Arquidiocese de Natal tomou conhecimento das acusações do ex-seminarista Djalma Feliciano Ferreira Júnior direcionadas a alguns membros do clero.

Considerando a gravidade do assunto, a Arquidiocese também informa que a Nunciatura Apostólica no Brasil foi devidamente comunicada do ocorrido.

Djalma foi aluno do Seminário São Pedro no período de 2011 a 2019, tendo sido desligado após análise feita pela equipe de formação da instituição.A primeira avaliação ocorreu em 2019. Em seguida, foram oferecidas outras oportunidades, mas nenhuma alcançou o conceito necessário para o ingresso no sacerdócio.

Na última sexta-feira, dia 10 de junho, o processo foi encerrado e o senhor Djalma Júnior recebeu o comunicado da inviabilidade da ordenação.

O Seminário São Pedro tem sido no transcorrer de mais de um século, responsável pela formação do clero. Ali, também, formaram-se inúmeros jovens leigos que não foram ordenados, mas que trilharam caminhos diferentes no exercício das mais diversas profissões, enriquecendo, assim, a família humana e a sociedade potiguar de valores humanos que transcendem à missão primária do referido Seminário.

Nunca é demais recordar que o Ministério Sacerdotal é uma vocação específica pertencente à Igreja, a Comunidade do Povo de Deus.

Trata-se de um Ministério acessível aqueles que, segundo as normas e critérios estabelecidos pela própria Igreja, são chamados e designados presbíteros ou bispos pela própria Igreja.Não se trata, portanto, de um direito reconhecido e dado ao candidato, mas de um Dom, que se faz Serviço ao Povo de Deus numa determinada Igreja particular.

Considerando o bem da Igreja – Povo de Deus -, a tutela e a promoção da verdade, A Arquidiocese comunica ainda que apurará acuradamente o conteúdo das acusações.Natal (RN), 14 de junho de 2022.

Veja a nota do Clero da Arquidiocese de Natal na íntegra:

NOTA DO CLERO DA ARQUIDIOCESE DE NATAL AO POVO DE DEUS

Diante das últimas ventanias que sopram fortemente sobre a Igreja de Natal e ultimamente sobre o seu pastor, nosso Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, nós, padres desta Igreja Particular, gostaríamos de expressar nosso apoio e amizade filial.

Dom Jaime, desde quando chegou a essa Porção do povo de Deus há 10 anos, sempre expressou sua acolhida a todos, inclusive aos presbíteros e diáconos, e fomentou, de maneira clara, seu desejo de formar padres que enfrentem a realidade que os envolvem, dando uma prioridade particular aos sem voz e sem vez da sociedade, no estar perto e na atenção ao escutar. Presente na vida formativa dos nossos seminaristas, defensor de padres comprometidos com a verdade, que amassem a Igreja e que também sofressem por ela, quando necessário.

Sabemos que na missão, os sofrimentos são inerentes, até pelo fato de estarmos com Cristo, pregados na Cruz e por Ele fomos libertos e restaurados; a sua Cruz nos “trouxe vida nova” (Jo 3,13-17). Desta maneira, o nosso Arcebispo, Dom Jaime, diante das falsas acusações que lhe foram dirigidas por um ex-seminarista, coloca-se de prontidão à atender aquilo que a Igreja, enquanto Mãe e Formadora, apresenta como proposta de formação.

Da mesma maneira, a equipe de formadores do Seminário de São Pedro segue rigorosamente as suas orientações diante daquilo que a própria Igreja propõe, não se dobrando a certas insinuações ou pontos de vista que estão em desacordo com aquilo que é a real proposta para formar os nossos sacerdotes. Por isso, reafirmamos que estamos em união com o nosso Pastor e com todo o presbitério de Natal e disponíveis também, para que tudo possa ser esclarecido e que nada possa pairar a nível de dúvida e desconfiança sobre a idoneidade dos nossos pastores.

Padres da Arquidiocese de Natal

Com informações do Blog Edipo Natan

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas