O Conselho de Ética da Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta terça (10) parecer pela cassação do vereador Renato Freitas, do PT, que invadiu uma igreja católica durante um protesto contra o assassinato do congolês Moïse Kabagambe no Rio.

A sessão do conselho terminou com cinco votos pela cassação, um pela suspensão do petista por seis meses e outro pelo arquivamento.

A defesa de Freitas tem cinco dias úteis para recorrer da decisão, que será avaliada pela CCJ da Câmara Municipal. Em seguida, a Casa terá três sessões para que seus 38 vereadores votem o caso em plenário. Segundo O Globo, nos bastidores, a avaliação é que o petista terá dificuldades para escapar da perda de mandato.

Em 6 de fevereiro, o grupo liderado por Freitas interrompeu a missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, no centro histórico de Curitiba, para protestar contra a morte de Moïse. Participantes do protesto chamaram os fiéis de “racistas” e “fascistas”, e o vereador acusou os católicos de apoiarem “um policial que está no poder”.

Com informações de O Antagonista