Os professores da rede municipal de Natal decidiram nesta segunda-feira (11) manter a greve da categoria, apesar da decisão do Tribunal de Justiça do RN que determinou, na sexta (8), a suspensão do movimento.

A sequência da greve foi definida em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do RN (Sinte-RN) na manhã desta segunda. A decisão judicial prevê uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento, com o teto de R$ 100 mil.

A categoria iniciou a paralisação das atividades no dia 28 de março em busca que o o Município pague o reajuste do piso nacional do magistério.

A prefeitura chegou a mandar um projeto de lei para a Câmara Municipal de Natal, mas a categoria contestou os valores propostos. Os professores alegam também falta de diálogo com o prefeito e a Secretaria Municipal de Educação sobre o tema.

O Sinte deliberou manter a greve, apesar da decisão da Justiça, e informou que vai buscar diálogo com o judiciário para tratar da decisão que determina a suspensão do movimento grevista.
Além disso, deliberou outras atividades da paralisação, como acampamento em frente à Câmara Municipal de Natal e entrega de ofício e diálogo com os vereadores em busca de uma negociação com a prefeitura.

A coordenadora geral do Sinte, a professora Fátima Cardoso, disse que “esse é um momento de fortalecer o movimento grevista e defender a carreira do magistério e a educação pública de Natal”.

Com informações do G1 RN.