Pousada Aconchego

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Professores da rede estadual deflagram greve por tempo indeterminado

Ícaro Carvalho

Professoras e professores da Rede Estadual de educação acabam de deflagrar greve, por tempo indeterminado. A definição veio durante assembleia promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN). Cerca de 90% dos 997 participantes da assembleia votaram pelo sim ao movimento paredista.

A motivação da paralisação é o desacordo em relação ao pagamento do reajuste do magistério. Os trabalhadores da educação querem que o governo cumpra o percentual de 33,24%, conforme determina o Custo Aluno Qualidade (CAQ), parâmetro utilizado para realinhamento anual, a partir de determinação da Lei do Fundeb.

O Governo do Estado apresentou, em reunião na tarde de hoje, uma proposta que definia o calendário de pagamento de seguinte maneira:

1. Do piso: aplicar, em reais, a partir de janeiro para quem recebe menos que o valor R$ 3.845,63, proporcional a 30h (cerca de 8.000 servidores);

2. Do percentual para aqueles que não foram contemplados com o piso, será aplicado para ativos, inativos e pensionistas, da seguinte forma:

2.1 para os servidores que recebem valor inferior a R$ 3.843,63, serão aplicados percentuais que variam até 33,24%, de forma a garantir o Piso Nacional, a partir de janeiro de 2022.

2.2 Em março, 13% para todos que não receberam aumento em janeiro/22.

2.3 Em dezembro, o complemento dos 33,24%. E, parcela variável entre 0% e 17,91%, a depender da parcela recebida em janeiro ou março.
3. A parcela relativa ao mês de dezembro proposta está condicionada ao acordo legal com Tribunal de Contas do Estado e o Tribunal Regional Eleitoral.

A proposta foi rechaçada pela categoria. O Coordenador Geral do Sinte/RN, professor Rômulo Arnaud comentou a decisão da categoria: “Em nossa avaliação a proposta continua muito ruim e foi isso que levou a categoria à greve. A atitude do Governo nos levou à greve”, apontou o dirigente sindical.

Com informações de Nordeste 360.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas