Pousada Aconchego

domingo, 9 de janeiro de 2022

Educação com emoção, amor e dedicação - utilizando metodologia de Educação Baseada em Projetos


O professor de Informática da escola CEEP de Extremoz, Lindemberg Fabricio Caridade, participou neste sábado (08) de uma entrevista na rádio 87fm sobre o triênio 2019-2021, explicando a importância de um projeto relevante para com o processo de ensino e aprendizagem. "Compartilho com vocês a alegria de ter conseguido contribuir na vida de vários jovens que concluíram o ensino médio técnico e integrado no CEEP em Extremoz", disse o professor Lindemberg.

Pauta de um bate papo na 87 FM de Extremoz


 

Tema: Educação com emoção, amor e dedicação.

 

A história de um triênio 2019-2021 emocionante entre um professor de uma escola do Estado do RN o CEEP – Professor Hélio Xavier de Vasconcelos e os alunos de duas turmas do curso técnico de informática na modalidade integral. Durante esses 3 anos mesmo com o surgimento da pandemia conseguimos dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagens, claro que de forma diferente para uns com muito prejuízo relacionado as aulas práticas do curso que deveriam ter tido, mas contudo foi possível mantermos o nosso relacionamento afetivo professor versus alunos numa conexão muito amigável, ou seja, além do respeito em sala de aula principalmente nos momentos de explicações aprendizados de fato sempre houve o respeito de ambas as partes dentro e fora da sala de aula. Assim, aconteceram muitos momentos inesquecíveis onde marcaram a todos como o Projeto RESET que proporcionou inúmeros aprendizados e socialismo, companheirismo o espirito de equipe de fato surgiu em vários grupos de alunos que conseguiram desenvolver protótipos sensacionais, inclusive com a cobertura da TV Ponta Negra sobre a culminância dos trabalhos desenvolvidos.

Segue abaixo alguns de nossos momentos desse triênio no CEEP:

O Professor Lindemberg, conterrâneo da cidade de Extremoz, mais precisamente do distrito de Estivas conduz um projeto intitulado, RESET: Reaproveitando o lixo eletrônico e inovando a didática do ensino médio técnico de informática numa escola pública, o qual foi um dos selecionados no edital Nº 01/2021-SEEC/RN e com isso o CEEP Hélio Xavier de Vasconcelos (Extremoz), escola localizada no bairro Jardins de Extremoz, recebeu um kit de robótica conquista do professor e seus alunos na seleção do STEAM TECH CAMP Potiguar 20/21, e trará um pouco mais de motivação para com os trabalhos a serem realizados na escola.

Então, com o objetivo de despertar a importância do descarte correto desse tipo de lixo, sobre a presença de alguns metais pesados como: chumbo, mercúrio, cádmio. Estes são uns dos principais danos ambientais causados pelo lixo eletrônico ao meio ambiente, pois tratam-se de substâncias altamente poluentes e que afetam tanto a qualidade do solo quanto da água, dos rios e dos lençóis freáticos. De certa forma, uma educação baseada em projetos proporciona mais incentivos como, por exemplo, o RESET reaproveitando diversos tipos de "lixos eletrônico" para transformar em protótipos, artes, etc. Assim, conseguimos colaborar com o meio ambiente, com o processo de ensino e aprendizagem, dentre outros fatores positivos.

 

O Lixo Eletrônico ou Lixo Tecnológico nada mais é do que todo resíduo material presente em aparelhos eletrônicos que são qualificados como sem utilidade e que são descartados, podendo gerar danos ao meio ambiente, assim como a saúde dos seres vivos.

Danos à saúde pública

Embora não seja uma consequência ambiental propriamente dita, este problema está diretamente relacionado ao descarte incorreto do lixo eletrônico, porque a poluição causada pelo descarte errado desse tipo de lixo pode causar danos à saúde da população que vive no entorno dos aterros sanitários ou que vivem da seleção dos resíduos destinados aos mesmos.

 

A importância do descarte correto

No intuito de evitar os danos causados pelo lixo eletrônico, na minha opinião um dos melhores caminhos é investir no descarte correto e em projetos e/ou programas de reciclagem que induzam todas as pessoas e instituições/órgãos envolvidos na vida útil dos equipamentos. Diz o professor Lindemberg. Precisamos ajudar a evitar os danos causados pelo lixo eletrônico ao meio ambiente, pois se trata de um método difícil e específico, porque muitas empresas fornecedoras desses tipos de equipamentos eletrônicos ainda não têm programas de logística reversa verdadeiramente ativas.

Dessa forma, quero agradecer primeiramente a Deus por todos os dias até hoje ter me concedido saúde para batalhar por dias melhores. Em segundo, agradecer aos queridos alunos e a todos os que direto e indiretamente contribuíram para com esse mérito alcançado.

O projeto para acontecer passou por várias etapas inclusive de dificuldades, por se tratar da necessidade de muitos materiais de uso diário e de doações de Lixo Eletrônico que não tínhamos, porém, mesmo mediante as dificuldades, coordenar esse projeto me fez despertar a importância de superar obstáculos difíceis, mas que retornam alegrias, prazer, satisfação, etc. Sempre acreditando no potencial dos alunos que estavam bastante empolgados, engajados nos momentos de práticas laborais num processo de uma educação baseada em projeto e os protagonistas querendo atingir o objetivo final do que foi proposto.

Deixo essa frase como reflexão: é melhor uma esperança tardia do que um desengano sempre.

 

Atenciosamente,

Prof. Lindemberg Fabricio Caridade

84-988828357


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas