Pousada Aconchego

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Senado aprova PEC da reforma eleitoral e barra volta das coligações

Texto foi votado no plenário da Casa

Por 66 votos favoráveis e 3 contrários, o plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (22), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Eleitoral, que muda a legislação eleitoral.  A volta das coligações nas eleições de deputados e vereadores foi retirada do texto.

A relatora da matéria, senadora Simone Tebet (MDB-MS), retirou um dos pontos mais polêmicos aprovado pelos deputados no mês passado: a volta das coligações.

As coligações nas eleições para deputados e vereadores são alianças entre as legendas. As eleições municipais do ano passado não permitiram essas alianças para os cargos de vereadores e as eleições de 2022 seriam as primeiras nacionais com essa regra.

Em primeiro turno, a PEC foi aprovada por 70 a 3 votos. A PEC agora será promulgado pela mesa do Congresso em sessão conjunta com membros da Câmara e do Senado. Por se tratar de uma PEC, não é necessário sanção presidencial.

Foram mantidos algumas mudanças do texto vindo da Câmara dos Deputados, como os mecanismos para incentivar candidaturas de negros, indígenas e mulheres, que contam seus votos em dobro, para efeito da distribuição dos recursos dos fundos partidário e eleitoral nas eleições de 2022 a 2030.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas