Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão sendo vítimas de novo golpe. Vários dos beneficiários estão recebendo ligações para fazer prova de vida online. Do outro lado da linha um falsário que diz ser da Central de Atendimento 135 da autarquia e cita todos os dados pessoais do aposentado. Em seguida enviam uma mensagem, por WhatsApp, solicitando que o aposentado ou pensionista envie a foto de um documento para finalizar o processo.
O INSS faz o alerta: é golpe!
“Caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não
forneçam nenhuma informação. O INSS não faz contato por telefone para
procedimento de prova de vida“, informa a autarquia.
O órgão estima que esse golpe começou a ser aplicado com a ampliação da
prova de vida por biometria facial, realizada por meio de aplicativo. Mas, no
entanto, algumas revisões que o INSS faz também têm sido usadas por golpistas
como chamariz para obter dados pessoais de beneficiários. As abordagens podem
ocorrer por carta, e-mail, telefone ou mensagem de celular.
Segundo o INSS, somente em algumas situações é feito o contato com o
segurado. Normalmente são para informar sobre procedimentos, andamento de
requerimentos ou realizar reagendamentos. E adverte: “Em nenhum momento
solicita qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas“, informa.
O segurado pode receber e-mail, SMS, carta ou ligação do INSS, sempre
por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento
135, ou SMS identificado como 280-41.
O instituto explica que somente nos casos em que o segurado entra em
contato são solicitados CPF e nome da mãe para confirmação da identidade. Caso
tenha caído na lábia de falsários, orienta o INSS, é importante registrar um
boletim de ocorrência na delegacia.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, é importante ficar atento às
seguintes dicas:
- mantenha sempre atualizados
os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser
feito pelo Meu INSS ou
pelo telefone 135;
- caso alguém faça qualquer
comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a
solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;
- o INSS nunca entra em
contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de
fotos de documentos;
- o número do SMS usado pelo
INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede
documentos pelo SMS.
- sempre que o INSS convoca o
cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu
INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.
- a pessoa deve utilizar
apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação
do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento:
aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com
agendamento);
- é bom saber que quando
alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da
Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento
de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o
chat;
O que fazer em caso de tentativa de golpe
Denuncie tentativas de golpes à Ouvidoria pela internet, em https://falabr.cgu.gov.br/,
ou pelo telefone 135.
Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e
comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que
recebe o benefício, se for o caso).
Veja quais são as revisões do INSS
Revisão administrativa
Na revisão administrativa, o INSS está notificando os beneficiários
apenas por carta enviada para o endereço cadastrado nos sistemas. Se a pessoa
não for localizada, a notificação ocorre por publicação no Diário Oficial da
União.
Quem for convocado a apresentar documentos para regularizar o benefício
deve usar os canais oficiais de atendimento: Meu INSS (site ou aplicativo para
celular) ou as agências da Previdência Social (nesse caso, sempre mediante
agendamento, via Meu INSS ou 135).
Revisão de auxílio por incapacidade temporária
A revisão de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença)
vai começar em agosto. As convocações poderão chegar por carta, notificação do
banco pagador, e-mail ou publicação no Diário Oficial da União.
Em todos os casos, o beneficiário sempre deverá agendar a perícia médica
revisional por um dos canais oficiais de atendimento remoto: Meu INSS (site ou
aplicativo para celular) ou telefone 135.
Revisão dos Benefícios de Prestação Continuada – BPC
O INSS realiza avaliação administrativa dos Benefícios de Prestação
Continuada (BPC) desde 2019. Neste trabalho, o órgão analisa se a pessoa
que recebe o BPC possui
outras fontes de renda oficiais que a tornem inelegível ao benefício. Quando um
caso de renda incompatível com o BPC é identificado, inicia-se um processo de
averiguação junto ao segurado, que terá prazo para defesa. Se após a análise o
benefício for cessado, o segurado ainda terá direito a recurso.
Nessa revisão, as convocações poderão chegar por carta ou publicação no
Diário Oficial da União.
Quem for convocado deve usar os canais oficiais de atendimento: Meu INSS
(site ou aplicativo para celular) ou as agências da Previdência Social (nesse
caso, sempre mediante agendamento, via Meu INSS ou 135).
Portal N10
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