Pousada Aconchego

sábado, 31 de julho de 2021

ESTUDANTES DE EXTREMOZ REALIZAM EXPOSIÇÃO VIRTUAL SOBRE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO MUNICÍPIO


Realizada por turmas do Ensino Médio na Escola Estadual Almirante Tamandaré em Extremoz, a atividade foi desenvolvida por ocasião do estágio em História no formato de Ensino Remoto, na manhã dessa sexta-feira. Foi escolhido o tema “Patrimônio Histórico e Cultural” para ser trabalhado. Apenas por meio de uma educação patrimonial é possível se apropriar e construir uma identidade cultural. Ações educativas como essa são fundamentais para se conhecer e preservar nosso patrimônio cultural.

Pensando o conceito de Patrimônio Histórico em uma perspectiva que permita criar uma identidade cultural e, sobretudo, o sentimento de pertencimento, foi proposto aos estudantes pensar o patrimônio e os bens culturais existentes no munícipio de Extremoz por meio de um inventário participativo, explica o Prof. Leandro Soares, um dos orientadores da atividade. A opção pela exposição virtual, usando as ferramentas digitais disponíveis, como o Padlet (espécie de mural virtual) ocorre no contexto do Ensino Remoto em função da pandemia, relata o Prof. Arison Rodrigo, que também é um dos orientadores da atividade.

Extremoz tem um dos maiores Patrimônios Históricos e Culturais do estado. Os estudantes aprovaram a iniciativa e se engajaram na atividade. A estudante Ana Karine (2 ano) disse que “Aprendeu muito com a atividade sobre os bens culturais de Extremoz, e que muitos patrimônios eram desconhecidos até a realização da pesquisa. Achei esse tipo de trabalho muito interessante porque desperta a curiosidade e nos ensina histórias e fatos da nossa própria cidade”. O estudante Samuel Nascimento relatou que “apesar das pessoas utilizarem muitos bens culturais da cidade, grande parte não conhece sua história”.

A atividade coletiva mobilizou vários estudantes que, pesquisaram, produziram e apresentaram uma Exposição Virtual sobre diversos bens culturais da cidade, como o Grude, a Lagoa, as Dunas de Genipabu, a Estátua do Menino do Grude, As Lendas, a Estação de Trem. Entre outros Patrimônios Materiais, Imateriais e Naturais, presentes no município. O mural constitui um breve resumo dos trabalhos escritos e produzidos ao longo da pesquisa.

O mural virtual pode ser conferido no link: https://padlet.com/jonatassantoscunha/stb2pse34jok17vq


Com informações do Portal de Extremoz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas