Pousada Aconchego

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Covid-19 Polêmica: 38 municípios do RN aplicaram doses da vacina AstraZeneca com prazo de validade vencido, Sesap emite nota


Um levantamento feito pela Folha de S. Paulo revelou que cerca de 26 mil doses da vacina AstraZeneca que já estavam fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios no Brasil. No Rio Grande do Norte, 38 municípios aplicaram essas doses em mais de 220 pessoas.

O estado está entre aqueles que usou as menores quantidades do imunizante sem validade. A cidade potiguar que mais aplicou a vacina vencida foi João Câmara, seguida por Augusto Severo, Baia Formosa, Natal, Jardim de Piranhas e Janduís.

VEJA LOCAIS NO RN QUE APLICARAM VACINAS CONTRA COVID-19 VENCIDAS

 

Fonte: Folha de São Paulo

A Secretaria de Saúde do RN divulgou nota, nesta sexta-feira (2), para esclarecer sobre as doses de vacina distribuídas para os municípios. A pasta destacou que todos os imunizantes foram entregues em tempo oportuno, confira:

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que todas as doses dos imunizantes recebidos do Ministério da Saúde, incluindo os lotes da Astrazeneca apontados com aplicação vencida, foram distribuídas e entregues em tempo oportuno às regionais de saúde e para os municípios dentro do prazo de validade. Todas as doses são conferidas e protocoladas antes da efetivação da distribuição, passando por um processo de conferência a cada remessa executada pela Rede de Frio do Estado do Rio Grande do Norte, o que assegura que as doses saiam da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) com qualidade aferida.

A equipe de imunização da Sesap aponta que possa ter ocorrido o tardio registro na plataforma, que faz com que a data da aplicação do imunizante seja diferente da data que realmente foi aplicado. É importante ressaltar que, como orienta o Ministério da Saúde, cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério.

Neste momento, a equipe trabalha em diálogo com os municípios para conferir todas as doses que estão apontadas como vencidas para alinhar e orientar as melhores medidas que serão estabelecidas a partir do resultado desta análise.

Confira os lotes

LOTE – CTMAV505 – ASTRAZENECA/OXFORD Recebido: 26 de março de 2021
Vencimento: 31 de maio de 2021

LOTE – 4120Z001 – *ASTRAZENECA/OXFORD Recebido: 24 de fevereiro Vencimento: 29 de março

LOTE – 4120Z005 – *ASTRAZENECA/OXFORD Recebido: 24 de janeiro Vencimento: 14 de abril

O Ministério da Saúde informou que houve um erro na embalagem das doses da Vacina  SARS-COV2 – Laboratório AstraZeneca (Lote: CTMAV505). Apesar de as doses terem vindo direto do laboratório produtor (AstraZeneca), na embalagem primária e secundária consta vencimento em 31/05/2021. No entanto, nas notas de fornecimentos do SIES o prazo de validade está 31/5/2022. A informação da Rede de Frio Nacional é de que a validade correta é 31/05/2022

Fonte: Portal Grande Ponto/Folha de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas