Pousada Aconchego

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Avião da 2ª Guerra que viria para Natal e caiu há 78 anos é achado em praia do MA

Almir Praseres/Secretaria Estadual de Economia Solidária do Maranhão

Um avião bombardeiro B-25D, da Segunda Guerra Mundial, foi encontrado em uma região de praia em Humberto de Campos, no litoral maranhense. De acordo com os registros históricos, a aeronave caiu há 78 anos e causou a morte de seis militares norte-americanos.

Os destroços já eram conhecidos pelos moradores da região, mas nunca tinham sido registrados oficialmente. Há seis meses, uma equipe técnica foi à região fazer uma pesquisa e desconfiou que ali havia um achado histórico.

Na época, uma equipe da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária estava em Humberto de Campos para ouvir moradores sobre os aspectos socioeconômicos e fatos históricos do município.

Peças pesam quase 5 toneladas

Como parte dos trabalhos em uma região isolada na Baía do Tubarão, o funcionário Wellington Matos aprofundou as pesquisas e encontrou algumas partes da aeronave, revestidas de corais, como o trem de pouso e parte do bombardeiro, que pesam quase 5 toneladas.

"Pesquiso há seis meses esse achado. Consegui o relatório do acidente e entrevistei os moradores. Utilizamos GPS, detectores de metal, sensor de batimetria, dentre outros equipamentos e assim conseguimos encontrar a aeronave. Ficamos muito felizes", disse Matos ao UOL.

A aeronave, segundo ele, fazia uma rota Belém-Natal na Segunda Guerra Mundial e ainda seguiria para o norte da África, onde participaria de confrontos da guerra. O fato foi confirmado a Matos pelo Departamento de Forças Armadas dos Estados Unidos.

Proposta de museu

Na última sexta (2), o trem de pouso foi retirado da água e levado para a área urbana de Humberto de Campos. A queda do avião foi em alto mar, mas a suspeita é de que barcos pesqueiros tenham acidentalmente levado parte dos destroços para o litoral.

Nos próximos dias, equipes da prefeitura e do governo farão novas operações na tentativa de resgatar outras partes da aeronave, que estão submersas. Após os trabalhos, a ideia é criar um museu para atrair turistas e exaltar uma parte da história do município.

"Nossa equipe e a equipe da prefeitura municipal se empenharam na realização das buscas e obtivemos êxito. Com isso, iremos realizar a proposta de construção de um museu para o município e, partir disso, fomentar o turismo local", afirmou o secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves.

Tipo de avião encontrado era comum na guerra

O B-25 "Mitchell" era um bombardeiro médio usado pela Força Aérea do Exército dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Muitos deles eram equipados com canhões e metralhadoras, e fornecidos a países aliados, como China, Indonésia e Brasil.

Segundo a Força Aérea Brasileira, a sua versão 'B-25J' tinha capacidade para 6 tripulantes e eram utilizados em missões de bombardeio e ataque ao solo.

A FAB também utilizou os "Mitchell", de 1942 a 1974, como parte de um lote de 64 aviões adquiridos dos Estados Unidos, entre julho de 1946 e outubro de 1947, para utilização na Segunda Guerra Mundial.

Com informações de UOL


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas