Cientistas disseram que um novo estudo desses grandes habitantes noturnos das profundezas do mar mostra que eles possuem uma vida útil aproximadamente cinco vezes maior do que se acreditava anteriormente -- cerca de um século -- e que as fêmeas carregam seus filhotes por cinco anos, o período de gestação mais longo já conhecido de todos os animais.

Focando em uma das duas espécies vivas de celacanto, os cientistas também descobriram que ele se desenvolve e cresce em ritmo mais lento que qualquer outro peixe e não atinge a maturidade sexual até cerca de 55 anos.

Os pesquisadores utilizaram os anéis de crescimento anuais presentes nas escamas dos peixes para determinar a idade individual dos celacantos -- "assim como é feita a leitura de anéis de árvores", explicou o biólogo marinho Kélig Mahé, da instituição oceanográfica francesa Ifremer, e principal autor do estudo publicado nesta semana na revista Current Biology.

Os celacantos apareceram pela primeira vez durante o período Devoniano, há cerca de 400 milhões de anos, cerca de 170 milhões de anos antes dos dinossauros. Com base no registro fóssil, acreditava-se que eles tinham desaparecido durante a extinção em massa que exterminou cerca de três quartos das espécies vivas da Terra após a queda de um asteróide no final do período Cretáceo.

Depois de ser encontrado vivo, o celacanto foi apelidado de "fóssil vivo", descrição agora rejeitada pelos cientistas.

Fonte: CNN Brasil