Pousada Aconchego

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Coronavírus: Sesap esclarece sobre a doença do fungo preto


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), monitora um caso confirmado de mucormicose , infecção fúngica conhecida como fungo preto, em um paciente com histórico de Covid-19. Diante dessa confirmação no RN, a Sesap esclarece sobre o que é, os sintomas e tratamento da doença.

A Suvige acompanha a situação clínica do paciente com 42 anos que teve o resultado positivo para micormicose, detectado por meio de uma biópsia. A equipe está avaliando também seus exames e histórico clínico.

MUCORMICOSE

A mucormicose é causada por fungos da ordem Mucorales, e foi identificada pela primeira vez em 1885. Esses fungos podem estar presentes no ar, na água, em diversos ambientes. Podem acometer principalmente pessoas com o sistema imunológico deprimido, uma vez que os fungos são oportunistas, aproveitando-se da baixa imunidade para se instalar no organismo. Dessa forma, imunossuprimidos, diabéticos e pacientes internados em UTI são mais vulneráveis ​​à mucormicose.

Os fungos Mucorales são transportados pela ar e infecção costumam ocorrer pela inalação de seus esporos ou, ainda, por meio de uma laceração na pele, como cortes ou queimaduras. A doença começa a se manifestar como infecção de pele nas bolsas de arroz atrás da testa, nariz, maçãs do rosto e entre os olhos e os dentes.

Em seguida, o fungo pode se espalhar para os olhos, pulmões, podendo atingir também o cérebro. Isso leva ao escurecimento ou descoloração do nariz, visão turva ou dupla, dor no peito, dificuldades respiratórias e tosse com sangue. Ao atingir os vasos sanguíneos da via área e dos seios da face, o fungo compromete a circulação do sangue até necrosar os tecidos locais locais.

TRATAMENTO

A doença é tratada por meio de medicamentos antifúngicos. Quando a infecção chega ao estágio de necrose, as áreas afetadas precisam ser removidas por meio de cirurgia. O diagnóstico precoce e imediato do tratamento adequado é fundamental para aumentar as chances de cura da doença, que apresenta uma taxa de letalidade de 50 a 60%. 

RELAÇÃO ENTRE MUCORMICOSE E COVID-19

Os estudos sobre a relação entre a mucormicose e a Covid-19 ainda estão em fase inicial, mas os infectologistas acreditam que a ocorrência da doença em pacientes com histórico de Covid-19 está relacionada ao seu estado debilitado, acometendo principalmente pacientes hospitalizados e em estado grave .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas