Pousada Aconchego

quarta-feira, 14 de abril de 2021

ALDO CLEMENTE DEFENDE VACINAÇÃO PRIORITÁRIA DE PACIENTES RENAIS CRÔNICOS NO RN

O vereador de Natal Aldo Clemente (PDT) defende que pacientes renais crônicos em situação de hemodiálise e transplantados sejam incluídos nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 no RN. A defesa foi feita pelo parlamentar nesta terça-feira (13) durante uma entrevista com o membro da Associação Potiguar dos Renais Crônicos (APREC), Canindé Santos, no programa Hora Extra da Notícia, da 91.9 FM, apresentado pelo vereador.

De acordo com Canindé, os pacientes renais crônicos têm uma expectativa cerca de 13 anos menor que a população em geral. Diante do cenário de pandemia, esses pacientes, que têm uma rotina semanal de visitas a hospitais e clínicas, ficam ainda mais vulneráveis sob o risco de contrair a Covid-19 e evoluir para casos graves da doença.

Atualmente o Rio Grande do Norte tem cerca de 3 mil pacientes em situação de hemodiálise e transplantados. A Associação Potiguar dos Renais Crônicos já enviou ofício à Secretaria de Saúde do RN (Sesap) reivindicando a vacinação desse público, mas ainda não obteve resposta.

“Essa é uma população muito vulnerável devido aos problemas renais. É uma solicitação muito justa, pois quem faz hemodiálise e pega covid tem praticamente a sentença de morte decretada. Esses pacientes já têm uma expectativa de vida reduzida, por isso aqui nós reiteramos o pedido à Secretaria de Saúde do RN para incluir essas pessoas entre os grupos prioritários da vacinação”, defende Aldo Clemente.


Diego Campelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas