Pousada Aconchego

terça-feira, 30 de março de 2021

Veja dicas para compras da Semana Santa


Uma Semana Santa e uma Páscoa diferentes estão chegando, com reuniões menores entre famílias e um incremento nas compras on-line. Para orientar a população, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) elaborou uma série de dicas para escolha de produtos mais assertivas e seguras. Confira:

1 - Prefira, sempre que possível, um estabelecimento que entregue em sua residência:

Nos dias atuais, a primeira dica não poderia ser outra! Caso não conheça lojas seguras que façam vendas pelo telefone ou Internet, busque dicas com sua rede de amigos ou em grupos de bairros nas redes sociais.

2 - Fique de olho no peso dos produtos pré-embalados:

Ao adquirir peixe congelado pré-embalado, como bacalhau, por exemplo, atenção para o peso líquido do pescado, que deve estar indicado, de forma clara, na rotulagem do produto. Ele também não deve considerar o peso da embalagem.

Produtos como ovos de chocolate, bombons, chocolates e colombas devem apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na embalagem. Esta indicação deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara) e de incluir referências.

Não se guie pelo tamanho: a numeração dos ovos de Páscoa serve apenas como referência para o fabricante. Um produto com número maior não necessariamente pesa mais: cada marca adota uma escala de tamanho diferente. O mais prudente é se orientar pela indicação do peso líquido do chocolate, que deve constar obrigatoriamente na embalagem.

3 - Brinquedos nos Ovos de Páscoa só com selo do Inmetro:

Você vai apresentar alguma criança com ovo de Páscoa que vem com brinquedo? Fique atento, na embalagem deve estar estampada a seguinte frase: “ATENÇÃO: Contém brinquedo brinquedo no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”.

O brinde deve, ainda, apresentar o selo do Inmetro. Caso desconfie de alguma irregularidade, procure nossa Ouvidoria pelo número: 0800 285 1818 (segunda a sexta-feira, das 9h às 17h) ou faça sua denúncia online.

4 - Cuidado com a Higienização:

Não se esqueça de lavar suas mãos, com água e sabão, após o manuseio das compras. E você pode higienizar a embalagem dos produtos borrifando álcool 70% (gel ou líquido) ou lavando-os com água e sabão.

5 - Em caso de acidentes, relacionar ao IPEM ou ao Inmetro:

E, caso saiba de algum acidente envolvendo ou brinde, mesmo que com outra pessoa, informe ao Inmetro pelo Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), preenchendo o formulário disponível.

Também é possível denunciar irregularidades à Ouvidoria do IPEM / RN pelos seguintes contatos: 0800 281 4054 (ligação gratuita), pelo e-mail ouvidoriaipem.rn@gmail.com ou pelo whatsapp 84 98147-9433.

Portal da Tropical

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas