Pousada Aconchego

quarta-feira, 31 de março de 2021

BC libera transferências bancárias pelo WhatsApp; entenda


O BC (Banco Central do Brasil) concedeu nesta 3ª feira (30.mar.2021) autorizações de funcionamento que permitem a realização de transferências bancárias pelo WhatsApp.


A empresa Facebook Pagamentos do Brasil foi aprovada como um “iniciador de pagamentos”. As transferências pelo aplicativo de mensagens só poderão ser feitas por meio da Visa ou da MasterCard, que receberam autorizações de 2 arranjos de pagamento classificados como abertos de transferência, de depósito e pré-pago.


As autorizações não incluem os pedidos da Visa e da MasterCard para funcionamento dos arranjos de pagamentos de compras vinculados à plataforma Facebook Pay. Esta modalidade segue em análise.


Segundo o BC, as operações poderão ser feitas a partir da data em que o WhatsApp disponibilizar a funcionalidade ao cliente e a tarifa cobrada pela transação bancária será definida pelo aplicativo. O banco acredita que as medidas podem reduzir os custos de serviços de pagamentos e transferências.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse que a ferramenta deve ficar disponível em breve e será uma inovação financeira ao juntar mensagens, conteúdo e meios de pagamentos. Campos Neto afirmou que a medida é “um casamento” entre mídia social e o mundo das finanças.


ENTENDA


O WhatsApp tentava desde fevereiro de 2020 ser classificado como “iniciador de pagamentos” pelo BC. Em 15 de junho de 2020, o app lançou uma ferramenta para transferir dinheiro e fazer compras em estabelecimentos por meio do aplicativo de mensagens, com a proteção do Facebook Pay.


Em 23 de junho, no entanto, o Banco Central suspendeu o recurso por tempo ilimitado. Em nota, a instituição informou que iria “avaliar eventuais riscos” por temer que, sem análise prévia, a novidade poderia causar “danos irreparáveis” à concorrência no mercado de pagamentos no país.


Em novembro, depois do lançamento do Pix, o presidente do BC já havia declarado que os pagamentos via WhatsApp entrariam em operação no Brasil “em breve” e que conversava com outras big techs (grandes empresas de tecnologia), como o Google, para viabilizar o serviço.


O 1º serviço a ser disponibilizado pelo WhatsApp é o P2P (peer to peer), que permite transações entre pessoas. Posteriormente, há intenção do aplicativo em realizar o P2M, que é a transação entre pessoas e estabelecimentos. O lançamento foi feito em junho de 2020.


Fonte: Poder360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas