Pousada Aconchego

sábado, 6 de fevereiro de 2021

RN é o 1° estado brasileiro com sistema de vacinação integrado ao Governo Federal

RN Mais Vacina | Foto: Sandro Menezes

O RN Mais Vacina, que monitora a vacinação no Rio Grande do Norte, está totalmente integrado às plataformas do DATASUS e do Ministério da Saúde, deixando o Rio Grande do Norte como o primeiro estado brasileiro 100% integrado ao sistema do Governo Federal. De acordo com a gestão estadual, essa interligação garante o repasse automático das informações de todo o processo de vacinação que está em andamento no estado potiguar para o Governo Federal, de forma ágil e transparente.

Esse processo teve início desde a construção da plataforma RN Mais Vacina, com reuniões e repasse de informações entre a equipes do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), da Secretaria de Saúde Pública  (Sesap) e do próprio DATASUS, resultando agora na interligação dos dados. Com a conclusão de compartilhamento de dados com o DATASUS e o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), as informações sobre imunização em todo o território potiguar passam a integrar a à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) - plataforma nacional de interoperabilidade de dados em saúde.

Todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte já estão integrados ao sistema no módulo gestor, o que possibilita que cada uma das gestões municipais faça o controle de todo o processo de imunização da população local. “O sistema potiguar está interligado às plataformas do Governo Federal, garantindo uma interface importante. Em todos os municípios do RN temos cidadãos cadastrados, isso mostra a participação popular neste processo de vacinação, algo muito singular do nosso estado”, explicou o coordenador do LAIS, Ricardo Valentim. 

Para a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção à Saúde Pública (Caop Saúde), Kalina Filgueira, o RN Mais Vacina é uma ferramenta de controle e monitoramento do processo de vacinação que tem contribuído com o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público, como órgão de fiscalização e controle de políticas públicas de saúde. “O sistema foi um incremento para a transparência e controle de todo o processo de vacinação, desde a distribuição das doses até a sua aplicação, contando com 100% de adesão dos municípios do RN. Mostra-se como uma iniciativa e instrumento importante não só para transparência e controle, mas também para a garantia da equidade, no sentido de que a ordem de vacinação dos grupos prioritários seja respeitada”. 

Até o momento, o RN Mais Vacina conta com mais de 590 mil pessoas cadastradas e contabiliza 60,4 mil pessoas vacinadas contra covid-19 no estado potiguar.

Portal da Tropical

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas