As informações foram divulgadas pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB), pelo o secretário de Saúde de Natal, George Antunes, e por outros membros da prefeitura durante coletiva de imprensa. Segundo a prefeitura, o objetivo é dar início à campanha de imunização na próxima semana.

Além da oferta de 70 salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde, para evitar aglomeração próximo a esses locais, a Prefeitura do Natal pretende utilizar áreas comuns da cidade para operacionalizar a imunização, que seriam: Arena das Dunas, Palácio dos Esportes, Ginásio Nélio Dias, Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), largo do shopping Via Direta e um espaço na Via Costeira, ainda a ser definido. "Esses locais estão prontos e preparados para funcionar em sistema de Drive-Thru", disse Álvaro Dias.

Ainda segundo a gestão municipal, será firmada uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para levar o imunizante a condomínios, mediante agendamento prévio.

A Secretaria Municipal de Saúde contará também com parcerias de escolas técnicas e universidades públicas e privadas, que disponibilizarão voluntariamente profissionais e alunos atuantes em serviços de saúde.

O Plano Municipal contempla 11 possíveis vacinas, entre elas a Coronavac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac junto ao Instituto Butantan, e o imunizante da Universidade de Oxford-AstraZeneca – ambas devem ser aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na próxima semana.

De acordo com o Plano Municipal de Imunização, a primeira fase será voltada para idosos com mais de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizados e para a população indígena, além dos profissionais de saúde. Já a segunda fase abrangerá pessoas de 60 a 74 anos. Na terceira, serão atendidas pessoas com comorbidades – como pressão alta, diabetes, doenças cardiovasculares, doença renal e obesidade grave.

O município ainda definiu o plano logístico para armazenamento das vacinas, que devem ser enviadas pelo Ministério da Saúde. "Articulada às ações do NAI, existe a Rede de Frio de Natal, representada pela Central Municipal de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEMADI), que tem como atribuição o armazenamento, conservação, distribuição e transporte dos imunobiológicos do PNI, oferecendo condições adequadas de refrigeração até sua entrega nas salas de vacina dos serviços de saúde do município", diz o plano.

Fontes: Tribuna do Norte e Agora RN