O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, inaugurou na manhã desta segunda-feira (11) a travessia superior do Viaduto do Gancho de Igapó, na Zona Norte de Natal. A obra era aguardada há anos pela população da região, principalmente devido ao fluxo intenso de veículos no local, que provoca congestionamentos diários.

A cerimônia contou com a participação de outras autoridades, como o ministro das Comunicações Fábio Faria e o do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho, ambos potiguares, além dos deputados federais Walter Alves, General Girão e João Maia, entre outros políticos.

“Fico muito feliz em estar entregando uma obra em nome do nosso presidente Bolsonaro, uma obra importante que o presidente fez questão de priorizar e fez questão de botar dinheiro e fazer com que ela saísse do papel. Ela tomou corpo a partir de 2019, a gente sabe da relevância dessa obra aqui para Natal e São Gonçalo do Amarante e o quanto isso vai repercutir na mobilidade urbana”, disse o ministro Tarcísio Freitas na solenidade de inauguração.

COMPLEXO

Apesar da inauguração, a obra completa ainda não está concluída. O complexo viário compreende a construção do viaduto para o tráfego da BR-101, que foi entregue hoje, um túnel com dois ramos para o tráfego da Zona Norte, marginais de acesso ao comércio local e demais obras complementares, inclusive passarelas.

O Complexo Viário vai operar em três níveis distintos, o que possibilitará aos veículos conversões, sem a necessidade de semáforo.

O segmento que abrange a obra é de características urbanas, com volume de tráfego considerado crítico, alcançando 50 mil veículos por dia, e constitui um importante corredor urbano de deslocamento da Zona Norte de Natal - região densamente povoada que atualmente cruza em nível com a BR-101/406/RN.

A rodovia possibilita a ligação da Região Metropolitana de Natal com o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, reduzindo significativamente o tempo de deslocamento de pessoas, de serviços e de turistas, fundamentais para o desenvolvimento do estado.

O empreendimento (desapropriações, obras e plano ambiental) está orçado em R$ 60 milhões. As equipes finalizam a pavimentação do viaduto, bem como instalam o sistema de drenagem das marginais. A conclusão da segunda fase da obra (construção do túnel e demais obras complementares) está prevista para março de 2022.