Pousada Aconchego

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

12 pacientes de Manaus com covid-19 chegam ao Rio Grande do Norte

Foto: Elisa Elsie/Governo do RN

 Chegaram na madrugada desta segunda-feira (18) os 12 pacientes com covid-19 transferidos do Amazonas. O avião pousou às 2h50 na Base Aérea de Natal, em Parnamirim. Segundo o governo do RN, 10 pacientes foram levados para o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) e outros dois para o Hospital Giselda Trigueiro.

A operação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN) e contou com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que fez o transporte dos pacientes e da equipe médica, além das forças de segurança estaduais e federais, do Samu Natal e RN e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

O secretário Cipriano Maia (Sesap) estava presente na chegada do voo e deu as boas-vindas oficialmente aos amazonenses. “Trata-se de uma operação humanista, de amor ao próximo, de grande relevância para a saúde pública na defesa da vida dos amazonenses, que aqui chegam e que são bem acolhidos para serem atendidos”, declarou.

“Tudo está preparado para que os pacientes recebam o tratamento da melhor forma possível. Aqui no Rio Grande do Norte, teremos todo apoio tanto da equipe do HUOL como do Giselda e da Sesap para garantir informações aos familiares e o devido apoio à distância com a secretaria de saúde do Amazonas”, afirmou Cipriano. Segundo ele, o RN não corre risco de sofrer com a falta de oxigênio, fato garantido pela empresa que fornece o insumo ao estado. 

Pacientes desembarcaram durante a madrugada desta segunda-feira (18) | Foto: Elisa Elsie/Governo do RN

“Tivemos uma decisão precavida, lá no início da pandemia, de instalarmos tanque de oxigênio em toda rede hospitalar do estado.  Só tem um hospital que não tem e já estamos providenciando a instalação. Portanto, não temos risco imediato a não ser que haja problema de grande proporção”, explicou. 

Mas, mesmo com disponibilidade de leitos e com a chegada da vacina, ele faz um alerta para a população manter os cuidados de prevenção, como uso da máscara, álcool 70º e distanciamento social. 

 

Portal da Tropical

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas