Pousada Aconchego

domingo, 6 de dezembro de 2020

'Estrela do Natal' ocorrerá no céu em dezembro após 800 anos


 Um fenômeno que não ocorre há 800 anos se repetirá no dia 21 de dezembro de 2020. Os planetas Júpiter e Saturno se alinharão no céu e ficarão o mais próximo um do outro já visto. A formação vai criar um radiante ponto de luz chamado “estrela de Belém” ou “estrela do Natal”.

O alinhamento desses planetas é extremamente raro, segundo o astrônomo Patrick Hartigan, pesquisador da Rice University, nos Estados Unidos. “Ocorre uma vez a cada 20 anos ou mais, mas essa conjunção é excepcionalmente rara por causa de quão próximos os planetas parecerão estar um do outro”, afirmou."Você teria que voltar até pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226 para ver um alinhamento visível desse no céu noturno".

Segundo Patrick, Júpiter e Saturno ficarão tão próximos que, da Terra, observadores podem pensar que os dois vão colidir. O evento tem nome de “A Grande Conjunção” e só foi documentado nessas circunstâncias durante a Idade Média. Ainda que os dois planetas estejam a unidades astronômicas de distância, eles parecerão ser separados somente por metade de uma lua.

Como ver o evento:

Os planetas estarão mais próximos em 21 de dezembro, porém, a “Estrela do Natal” poderá ser vista de qualquer lugar da Terra em toda a quarta semana de dezembro por aproximadamente uma hora após o pôr do sol no hemisfério norte.

Caso a observação seja feita usando um telescópio, também será possível ver as maiores luas de Júpiter e Saturno orbitando esses planetas, o que só ocorrerá novamente em 15 de março de 2080.

Fonte: Pais e Filhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas