O alvo da primeira medida fiscalizatória foi o comércio popular de rua dos bairros do Alecrim e Cidade Alta. A ação, que ocorreu durante toda a manhã, reuniu diversas guarnições da Guarda Municipal do Natal (GMN), que agiram conversando com as pessoas e distribuindo máscaras de proteção, inclusive na feira livre do Alecrim. 

De acordo com informações repassadas pelo Subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, foram distribuídas nos dois bairros 9 mil máscaras, sendo 3 mil da Semdes, 3 mil doadas pela Câmara de Dirigentes Logistas de Natal (CDL), 2 mil da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), e 1 mil doada pela Defesa Civil Estadual. “A fiscalização vai ser intensa durante dia e noite, principalmente nos finais de semana”, disse.

A secretária da Semdes, Mônica Santos, comentou que o trabalho inicial foi reativar nas pessoas que é preciso continuar se protegendo, utilizando máscaras de proteção ao sair de casa, sempre higienizar as mãos com álcool gel 70% e manter o distanciamento social evitando aglomerações. “Não podemos baixar a guarda, pois o coronavírus continua aí contaminando as pessoas. Fizemos uma ação educativa, mas agora a fiscalização vai atuar fortemente e aquela empresa que insistir em continuar desobedecendo os decretos vai ser punida, inclusive com interdição e multa, como prevê a legislação”, disse.

No decreto expedido ontem pela Prefeitura do Natal, foi criado um novo canal de comunicação para que as pessoas possam contribuir diretamente com as medidas de fiscalização denunciando empresas, bares, restaurantes ou qualquer tipo de conduta que desobedeça as normas sanitárias de prevenção ao coronavírus. O cidadão basta ligar para o número (84) 9 9917-0591 e fazer a denúncia. O contato é mantido pela Semdes e aciona diretamente as viaturas de patrulhamento preventivo e ostensivo da Guarda Municipal do Natal.

As denúncias também podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria da Semurb no (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, além do canal 24h do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) pelo 190 e o 181 (Disk Denúncia- Polícia Civil). A Semdes também continua com guardas municipais atuando exclusivamente no monitoramento do sistema de câmeras de segurança instalado ao longo da orla de Natal. A medida foi acordada junto à gestão do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública do RN (Ciosp) e amplia a fiscalização nas praias da capital.

“Além dos guardas municipais que já atuam no teleatendimento e no despacho de ocorrências no Ciosp, estamos com uma escala exclusiva para monitorar a orla. Os guardas têm a missão única de acompanhar pelas câmeras o movimento das pessoas nas praias de Natal, sempre com o objetivo de zelar pela proteção da população e inibir o contágio do Covid-19”, fundamentou a Secretária.