Pousada Aconchego

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

CÂMARA MUNICIPAL DE EXTREMOZ OBTÉM NOTA MÁXIMA EM TRANSPARÊNCIA NO SISTEMA CONFÚNCIO, DO MPRN


A Câmara de Vereadores de Extremoz obteve nota máxima na primeira avaliação no Sistema Confúcio, plataforma de monitoramento e avaliação dos portais da transparência desenvolvido pelo Laboratório de Ciência de Dados do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).


Apenas três Câmaras municipais obtiveram nota máxima quando da primeira avaliação; são elas: Extremoz, Pureza e Umarizal.


O Lab-Dados do MPRN desenvolveu crawlers específicos e um novo ambiente de monitoramento que permitem os usuários acompanharem, em tempo real, as despesas públicas e a conformidade dos portais de transparência do Poder Legislativo municipal do Estado do Rio Grande do Norte à Lei de Acesso à Informação.


Os oito critérios de avaliação dos portais, já adotados para as Prefeituras, foram mantidos. Igualmente, adotou-se o histograma como forma de registrar as notas diárias de cada legislativo, bem como cards que demonstram os dez itens com maior valor adquirido e os dez maiores fornecedores de cada uma das Câmaras.


Já as Câmaras de Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Bento Fernandes, João Dias, Lagoa D´anta, Paraná, Pedra Grande, Pendências, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, Taboleiro Grande, Tangará, Viçosa e Água Nova não puderam ser avaliadas, uma vez que os respectivos portais não foram encontrados.


Além disso, conforme mapa georeferenciado, muitos portais estavam fora do ar quando da avaliação, ou, existindo, traziam poucas informações, sendo considerados opacos.


A equipe do Caop Patrimônio Público e do Lab-Dados mantém o compromisso de se esforçar para continuar as implementações do Confúcio, trazendo novas funcionalidades e ferramentas à população e aos órgãos de controle no que diz respeito à transparência pública.


O Presidente da Câmara Municipal, por meio de seu presidente, o vereador Fábio Vicente (PP), parabeniza toda equipe e diz que isso é motivo de muito orgulho, pois mostra que o trabalho bem feito vale a pena, eis aí a prova, o reconhecimento a nível Estadual como sendo a Câmara com a nota máxima nos quesitos avaliados.

O Presidente da Câmara, o vereador Fábio Vicente, destacou também a importância dos projetos que trouxe para a Câmara Municipal em benefício da população, como o Procon Câmara, com atendimentos gratuitos de advogados para os munícipes. Também o Itep Câmara, com confecções de cédulas de identidade para a população e, o Setembro Cidadão, onde são desenvolvidas diversas atividades ligadas à educação e cidadania, com a finalidade de levar a crianças e adultos a consciência dos seus direitos e deveres e os meios para participarem mais ativamente dos rumos da cidade, do estado e do país.

Atendimento Itep: Até o momento foram confeccionadas 600 cédulas de identidades 

                  

Atendimento Procon: Até o momento foram realizados mais de 300 atendimentos


O Presidente da Câmara destaca ainda que vem pregando desde o início a transparência e a iniciativa em novos projetos, Fábio Vicente ressaltou ainda que durante todo o ano, a Casa cumpriu com todas as suas obrigações legais, por isso esse reconhecimento pela nota máxima em transparência no Sistema Confúncio, do MPRN é de grande valia para a Câmara Municipal de Extremoz, pelo trabalho de toda equipe que vem fazendo na Casa.

Conheça o Confúcio em: https://confucio.gaeco.mprn.mp.br

 Fonte: MPRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas