Polícia Civil prende, em João Pessoa, caraubense integrante do “Novo Cangaço”, condenado a mais de cem anos de prisão
José Jocenildo também é condenado pela prática dos crimes de homicídio que vitimaram os irmãos do prefeito de Campo Grande (RN)

Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) prenderam, nesta sexta-feira (25), José Jocenildo de Morais Fernandes, mais conhecido como "Nildinho" ou "Farofa", 38 anos. Em desfavor dele, havia cinco mandados de prisão em aberto, totalizando quase 100 anos de prisão.

Ele, que estava foragido da Justiça Potiguar desde 2016, foi preso no município de João Pessoa, no Estado da Paraíba, onde estava residindo há, aproximadamente, dois anos. José Jocenildo também estava foragido da Justiça Paraibana. A operação contou com o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil da Paraíba (PC/PB).

Segundo as investigações, "Nildinho” é integrante do "Novo Cangaço”, sendo um dos responsáveis por diversos roubos a agências bancárias no Rio Grande do Norte (RN) e na Paraíba (PB), bem como por roubos a carros-fortes. Nas ações criminosas, José Jocenildo é o responsável por explodir os cofres das agências, cumprindo um papel relevante.

Os últimos crimes, comprovados como praticados pela organização criminosa que ele integra, ocorreram no município de São Paulo do Potengi (RN), em setembro de 2018, quando roubaram a quantia de um milhão e meio de reais (R$ 1.500.000,00). Na ocasião, houve confronto com policiais da DEICOR, resultando na morte de um dos suspeitos.

“Nildinho” também é condenado por ter praticado os crimes de homicídio, que vitimaram os irmãos do então prefeito de Campo Grande (RN): Cézar Verás e Vicente Verás; de acordo com as investigações, contratado por Valdetário Carneiro. José Jocenildo foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. 

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181 ou Disque DEICOR, no número: (84) 3232-2862 ou, por meio do aplicativo WhatsApp, no número: (84) 98135-6796.