Pousada Aconchego

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Com transmissão ao vivo, médico de Natal retira tumor da coluna de paciente por uma abertura de 1 cm

 

Márcio Ramalho é um dos raros especialistas que realiza procedimento no mundo - Fotos: Cedidas

Com direito a transmissão ao vivo pela internet de todo o procedimento, o neurocirurgião potiguar Márcio Ramalho, do Trauma Center, vai realizar nesta sexta-feira 4, em Natal, uma cirurgia que utiliza uma técnica inovadora para tratar problemas da coluna. A operação vai acontecer no Hospital do Coração.

A partir da técnica de videoendoscopia, o médico vai retirar um tumor benigno da coluna de um paciente de 78 anos. O problema está alojado na região da segunda vértebra lombar.

A expectativa, segundo o especialista, é que o procedimento dure no máximo 2 horas e que o pós-operatório seja tranquilo, com o paciente tendo alta no mesmo dia.

O principal destaque da cirurgia é que, para fazer a retirada do tumor, o neurocirurgião só precisará abrir menos de 1 centímetro na pele do paciente.

Márcio Ramalho conta que é um dos raros especialistas no mundo que utilizam essa técnica para tratar tumores benignos na coluna. Ele explica que a videoendoscopia já é utilizada para tratar problemas como a hérnia de disco, mas que, para retirar tumor benigno, só foi empregada sete vezes – todas por ele em seus pacientes.

O médico potiguar ressalta que, para pacientes idosos – principais acometidos de problemas na coluna –, quanto menos invasiva for a cirurgia, melhor.

“O paciente só leva um ponto na pele e tem alta com menos de 12 horas. Destrói menos o músculo e a pele. Com menos destruição tecidual, também há menos risco de infecção. É uma cirurgia muito ‘limpa’. Além do mais, diminui o trauma metabólico da anestesia. Afinal de contas, quanto maior o corte, maior é a lesão dos tecidos e o anestésico para que o paciente suporte o corte”, enfatiza Márcio Ramalho.

O especialista relata que já fez essa cirurgia outras sete vezes nos últimos três anos, mas que esta será a primeira com transmissão ao vivo pela internet. Com a transmissão, outros neurocirurgiões pelo mundo afora poderão acompanhar o procedimento e compartilhar experiências.

Neurocirurgião com especialização em instituições da Alemanha e dos Estados Unidos, Márcio Ramalho é membro da equipe do Trauma Center. Ele também é credenciado no corpo cirúrgico do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, um dos mais prestigiados hospitais do País, e está à frente de uma equipe que treinará cirurgiões de coluna em várias partes do Brasil na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).

Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas