Pousada Aconchego

domingo, 12 de julho de 2020

Senac e Sebrae lançam capacitações gratuitas em biossegurança para o setor turístico


Bugueiros e outros profissionais do setor podem participar 


Os trabalhadores, microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte que atuam no setor de turismo do Rio Grande do Norte podem se inscrever nos cursos on-line de capacitação em biossegurança em preparação para o retorno das atividades econômicas no estado. Os cursões são ofertados gratuitamente pelo Senac e Sebrae.

As empresas participantes habilitadas a receber um selo que está em desenvolvimento pelo governo do estado para atestar os padrões de qualidade sanitária implementados nos usos.

O Senac e o Sebrae são parceiros do Plano de Retomada do Turismo, iniciativa que visa a construção de uma série de ações integradas para garantir a saúde pública e organizar uma reforma gradual do turismo, preservando os empregos e ajudando a segurança econômica e sanitária para uma atividade mais seguro em todo o estado. 

O presidente dos conselhos do Senac e do Sebrae, Marcelo Queiroz, destacou o importante papel das organizações do Sistema “S”, principalmente neste contexto de preparação de empresas para a reforma da economia. “Os impactos desta crise não têm precedentes em todos os setores econômicos, mas ainda serão mais longos para o turismo. Desde o primeiro momento, estamos juntos com o governo do estado, contribuindo com a construção do Plano de Retomada, que é efetivo, traz segurança aos turistas e empresários ”, afirmou.  

 

Trabalhadores do Turismo 

 No Senac, você pode participar de cursos profissionais com idade a partir de 18 anos, que atuam nos segmentos de hospedagem de sites; Alimentos e Bebidas; Serviços Receptivos, Espaços e Equipamentos de Lazer e Visitação.  

A instituição abriu um processo selecionado para a realização de cursos de capacitação, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e como inscrições podem ser realizadas até às 12h do dia 15 de julho no site rn.senac.br .

 Como capacitações para aulas on-line ao vivo, e carga horária de 20 horas cada. O objetivo é habilitar os envolvidos na cadeia produtiva de turismo para a implementação das normas de biossegurança exigidas no Protocolo de Segurança Sanitária para o pleno funcionamento das atividades no contexto pós-covid-19.

Nesta segunda etapa, estão sendo disponibilizadas mais de 500 vagas. A seleção dos alunos ocorre de acordo com uma ordem de inscrição no site. 

 Para se inscrever, é necessário ter renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais, comprovados por meio de autodeclaração e apresentação de documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade. O candidato também deve dispor de computador com acesso à Internet, visto que as aulas ocorrem a distância.   

 

MEIs, Micro e Pequenas Empresas

Com o Programa Reinicie, o Sebrae atuou focado em capacitações gratuitas para Bugueiros; Guia de Turismo; Barraqueiros; Quiosqueiros; Locadores de Mesas e Cadeiras; Ambulantes e Lojas de Artesanato. Além disso, serão consultadas ofertadas para os demais setores do setor.  

 Uma entidade também conta com a Consultoria Bioprevenção, por meio do qual está oferecendo subsídio de 80% para empresas do setor turístico. Nesta modalidade, os consultores do Sebrae serão responsáveis ​​pela construção do diagnóstico; Plano de Ação Personalizado e Descrição dos procedimentos de segurança implementados.   

 As inscrições podem ser feitas através do site rn.sebrae.com.br/ bioprevencao, a partir da segunda-feira (13). Outras informações estão disponíveis por meio do 0800 570 0800. 

 “O coronavírus impactou o ambiente sanitário, social e econômico afetando o mercado de viagens praticamente estagnado. Isso causou consequências aterradoras para o RN que não possui um turismo como componente importante do seu DNA econômico. Todas as mais de 50 atividades relacionadas ao segmento foram severamente impactadas. Neste sentido, além da consultoria em bioprevenção desenvolvida para aplicar boas práticas de higiene e prevenção contra 19 de cobertura para pequenos negócios, o SEBRAE-RN inicia uma trilha educacional 100% gratuita e 100% digital para atender aos estúdios de bugueiros, guias de turismo, quiosqueiros, ambulantes e lojas de artesanato, que são os principais fundamentos para o movimento do setor ”, explica a gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, Lorena Roosevelt.  

 Um gerenciador de projeto de bioprevenção que mostra que uma idéia é atender a todo o estado que prepara os microempreendedores individuais (MEIs) para o novo momento em que o turista local ou qualquer outro lugar pode escolher o RN como destino para o segurador, cercado por médicos e bem-vindo como sempre foi pelo povo potiguar.  

 Sobre o PRT - O Plano de Retomada do Turismo do Rio Grande do Norte é uma ação liderada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, com participação do Sistema Fecomércio RN, por Meio do Senac, Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur ), Sebrae, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), Sindicato das Empresas de Turismo do Rio Grande do Norte (Sindetur RN) e Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN (SUVISA-RN).  

 O objetivo é promover ações integradas de empreendimentos turísticos para garantir a saúde pública e organizar uma reforma gradativa das atividades, preservando os empregos e ajudando na segurança econômica e sanitária. O Plano previsto para ações de grande porte, é mantido ao longo dos próximos 18 meses.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas